Sorteio define em quais unidades vão morar famílias dos empreendimentos Itapeti e Ypê

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

07 de dezembro de 2016

A Coordenadoria Municipal de Habitação, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou nesta quarta-feira (07/12) o sorteio eletrônico para atribuição de unidades aos contemplados com unidades dos empreendimentos Itapeti e Ypê, do programa Minha Casa Minha Vida. Na prática, todas as famílias previamente selecionadas para ocuparem os dois residenciais já sabem agora exatamente em qual apartamento vão morar. Os dois condomínios, construídos às margens da avenida Kaoru Hiramatsu, serão entregues até o final deste ano. O sorteio, que é feito de forma eletrônica e conduzido pela Caixa Econômica Federal, foi dividido em duas etapas. Desta forma, pela manhã, o processo foi feito com as 200 famílias que irão para o empreendimento Itapeti, ao passo que, no período da tarde, foram sorteadas as unidades dos 220 contemplados do residencial Ypê. Os sorteios também obedeceram a uma ordem específica. Primeiramente, foram atribuídas as unidades térreas para famílias de que façam parte deficientes, depois o processo foi feito com os idosos e, por fim, com a demanda geral. As famílias também saíram do sorteio já com data e horário agendados para a próxima etapa do processo, que é a vistoria obrigatória nas unidades em que vão morar. As vistorias têm início nesta quinta-feira (08/12) e se estendem até o dia 15 de dezembro. Trata-se de uma etapa intransponível, pois é na vistoria que o beneficiário avalia as condições do apartamento e, se houver algo fora do esperado, já solicita o serviço necessário junto à construtora. Após as vistorias, serão feitas as assinaturas dos contratos de financiamento e, por fim, a entrega dos empreendimentos. O residencial Itapeti atenderá a 171 famílias da demanda geral, mais 29 da demanda específica, sendo 10 idosos, 10 deficientes e nove famílias transferidas de área de risco. Já o Ypê beneficiará 178 famílias da demanda geral e 42 de demanda específica, sendo 11 idosos, 11 deficientes e 20 moradores de área de risco. Graças ao investimento conjunto dos governos federal, estadual e municipal nos empreendimentos, os condomínios residenciais serão entregues com um alto padrão de acabamento e dotados de áreas comuns para o lazer, convivência e prática de esporte dos futuros moradores, como churrasqueira, salão de festa e quadra poliesportiva. Os prédios residenciais também contam com infraestrutura completa no entorno, com saneamento básico, creches, escolas e a avenida Kaoru Hiramatsu, que passa por uma grande obra de ampliação e recuperação. Os prédios possuem ainda vagas de estacionamento, portaria e sistema de interfones. No caso do Itapeti, que é um pouco menor, a área de estacionamento é dotada de 61 vagas comuns, seis vagas para deficiente e uma para carga e descarga. Já o Ypê, que tem 20 unidades a mais, possui 66 vagas comuns, sete para deficientes e uma também destinada à carga e descarga. O Itapeti é composto por 10 blocos e o Ypê por 11, sendo ambos com cinco pavimentos. A área privativa das unidades dos dois empreendimentos é de 44,12 metros quadrados totais, divididos em dois quartos, circulação, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Cada unidade está avaliada em aproximadamente R$ 120 mil, porém, conforme as regras do programa, as famílias pagarão parcelas mensais de R$ 80,00 a R$ 270,00 por cada uma delas, por um período de dez anos. A oscilação de valor se refere à renda familiar bruta, pois as parcelas são calculadas diretamente de acordo com os rendimentos da cada titular, nunca ultrapassando a proporção de 25% da renda total. (LMS)