Banda Sinfônica Jovem é eleita bicampeã de Festival Estudantil de Música em São Paulo

07 de dezembro de 2016

A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2011, conquistou neste final de semana o bicampeonato no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, realizado pela Prefeitura de São Paulo. A apresentação da obra "Eagle Bend", de James Barnes, no teatro do CEU Aricanduva, na capital paulista, rendeu aos jovens músicos mogianos o segundo título consecutivo de Campeã das campeãs. O grupo conta com 72 componentes, com idade entre 10 e 16 anos, além dos monitores e ex-alunos dos 15 núcleos do projeto. Os alunos passam por audições e os que mais se destacam passam a integrar a banda. A caçula é a aluna Luiza Stolemberg, 10 anos, estudante da Escola Municipal Antonio Pedro Ribeiro, na Moralogia. "Fiquei bem ansiosa, mas quando vi que a gente ganhou, foi uma alegria. Quero continuar tocando", contou a jovem, que toca flauta transversal. "Quero parabenizar nossos alunos por mais este título. Estes jovens encontraram na escola a oportunidade de descobrir um talento que poderia passar despercebido uma vida inteira. É mais um reconhecimento de que estamos no caminho certo, investindo na educação integral de nossas crianças", disse o prefeito Marco Bertaiolli. Para a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, a premiação é um orgulho para a rede municipal de ensino. "É uma grande alegria participar desta grande vitória de nossos jovens músicos", disse. Dos 70 pontos possíveis, os mogianos conquistaram 69,6 pontos. O maestro Gabriel F. Santos, jurado do festival, se emocionou com a apresentação do grupo. "A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes provoca um turbilhão de emoções na interpretação de um arranjo bem concebido com instrumentação que permitiu uma sonoridade muito fluente. Melodia com fraseados de rara beleza trazendo à tona a sensibilidade da moçada. Harmonia com encadeamento perfeito. Parabéns, maestro e músicos", disse. A Banda já se tornou referência entre os outros grupos. "No momento da nossa apresentação o auditório estava lotado, as outras bandas diziam ´Vamos, agora é a banda de Mogi´", contou o maestro Daniel Bordignon, diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes e diretor musical do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola. "Foi um dia muito especial para eles e para mim, fiquei muito feliz de ver a atuação do grupo e a entrega nos ensaios foi espetacular. Gostaria muito de agradecer à Prefeitura de Mogi das Cruzes por transformar os sonhos de tantos jovens em realidade", completou. (KCB)