AACD comemora cinco anos de fundação com aumento de repasse pela Prefeitura

09 de dezembro de 2016

A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou de R$ 960 mil para R$ 1.440.000,00 o repasse anual para a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), no Bairro do Rodeio, assumindo praticamente 100% do custeio mensal estimado para o equipamento. O aumento foi confirmado nesta manhã de sexta-feira (09/12), quando o prefeito Marco Bertaiolli e o superintendente da AACD, Valdecir Galvan, estiveram na unidade para comemorar cinco anos de implantação. Durante o evento, que reuniu funcionários, voluntários, pacientes e familiares, o prefeito assinou o termo aditivo do contrato válido para os próximos cinco anos. "Se formos comparar Mogi das Cruzes com qualquer outro município, vemos que estamos bem à frente. Apesar de todas as dificuldades econômicas, conseguimos ampliar o repasse e garantir a manutenção desse importante equipamento para a nossa cidade", explicou Bertaiolli. Desde que foi inaugurada, em 2011, a unidade mogiana da AACD cadastrou 1.068 pacientes e realizou 89.399 atendimentos diversos, como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. O trabalho é realizado por uma equipe composta por 29 profissionais (médico fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e equipe administrativa), 25 voluntários e nove conselheiros. "O mérito todo da evolução dessa unidade é da cidade e da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que entendeu a dificuldade financeira, entendeu o papel da AACD na vida das pessoas e prontamente nos atendeu", elogiou Galvan, ao lado da presidente voluntária da unidade mogiana da AACD, Onélia Miranda. A AACD atende crianças e adultos com deficiências físicas e trabalha para que esses pacientes possam atingir seu máximo potencial e evoluir além de suas limitações. "Infelizmente, por conta das dificuldades financeiras, a AACD teve de fechar duas unidades em São Paulo. Isso jamais pode acontecer em Mogi das Cruzes porque a AACD é um equipamento de extrema importância e com alta capacidade técnica para a reabilitação de crianças e adultos", afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. A unidade foi construída com recursos da edição 2010 do Teleton (maratona televisiva de arrecadação), que escolheu Mogi das Cruzes graças a uma série de investimentos feitos pela Administração Municipal na inclusão de deficientes como frota de ônibus 100% adaptada para o transporte de cadeirantes; referência regional da Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias ortopédicas e o engajamento da Prefeitura em todo o processo, incluindo a doação da área de 5 mil metros quadrados (m2).