Saúde conclui capacitações profissionais sobre arboviroses, sífilis e violência

12 de dezembro de 2016

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu nesta segunda-feira (12/12) uma série de capacitações direcionadas aos médicos e enfermeiros da Rede Básica sobre diversos assuntos importantes como Arboviroses, Sífilis e o Protocolo de Assistência às Vítimas de Violência e Abuso Sexual. O trabalho faz parte das ações de educação permanente dos profissionais com o objetivo de promover atendimento ainda mais qualificado e completo à população. Além da atualização dos dados, as aulas contribuem para preparar melhor os profissionais para eventuais atendimentos. As orientações sobre Arboviroses foram prestadas pela médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei, que falou sobre dengue, chikungunya e zika vírus. "As ocorrências de dengue se mantém estáveis, mas o avanço da chikungunya é motivo de preocupação. Em 2015 foram registrados 23 mil casos em todo o país e neste ano já são 236 mil ocorrências", alertou. Em Mogi das Cruzes, até o momento, foram confirmados 13 casos, todos importados. O zika vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo da Dengue e da Chikungunya, preocupa principalmente pelos casos de microcefalia em bebês. Desde o final do ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes deflagrou uma série de medidas de combate ao mosquito, como ações de conscientização, aprovação da lei que autoriza agentes da Prefeitura a entrar em imóveis particulares fechados (em caso de recusa ou ausência de alguém que possa abrir a porta para o agente sanitário quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença), distribuição gratuita de repelentes para gestantes da rede pública e a criação de brigadas contra o Aedes aegypti em todos os próprios públicos municipais. Paralelamente, a população precisa manter os cuidados nos imóveis, eliminando qualquer objeto ou situação que possa acumular água parada. A vigilância deve ser redobrada no período de chuvas e temperatura elevada, condições que favorecem a proliferação o mosquito. Sífilis e Violência Na segunda parte do encontro, o coordenador de Saúde da Mulher, Ricardo Bastos, falou sobre o aumento dos casos de sífilis no Brasil e as ações de combate, tratamento e busca ativa na cidade. Explicou, ainda, o Protocolo de Assistência às Vítimas de Violência e Abuso Sexual, atendimento que está sendo realizado no próprio município há cerca de dois meses.