Futuro reservatório terá capacidade para 8 milhões de litros de água

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

13 de dezembro de 2016

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu mais uma etapa de implantação do Centro de Reservação Vila Moraes, um sistema de água tratada para abastecimento de uma região onde vivem 68 mil pessoas. A autarquia finalizou a base para instalação do futuro reservatório, na Vila Pomar, que com 8 milhões de litros será a terceira maior caixa de água da cidade e a segunda entre as estruturas próprias da autarquia - ficará atrás apenas dos reservatórios da Vila Natal (15 milhões de litros) e do Jardim Santa Tereza (que pertence à Sabesp e armazena 20 milhões de litros). Na primeira etapa das obras, o investimento é de R$ 6,9 milhões e inclui a implantação de uma adutora de 5,1 quilômetros entre o Reservatório Baixo 1 (RB-1), na Vila Natal, e a Vila Pomar, além de uma estação de bombeamento, que está em construção ao lado RB-1 e fará a transferência de água tratada entre um ponto e outro, por meio da futura adutora. Todo sistema terá um investimento total de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal), incluindo, nas etapas seguintes, a compra do reservatório. Além da Vila Moraes e a Vila Pomar, o centro de reservação atenderá também os bairros do entorno (27, no total), como Parque Olímpico, Vila Municipal, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Vila São Sebastião, Jardim Nathalie, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Jardim Primavera e Vila da Prata, entre outros. "Com o crescimento de Mogi das Cruzes, é necessário investir na ampliação do sistema de abastecimento. A melhora da capacidade financeira obtida pelo Semae nos últimos anos nos possibilita isso, tanto que dos R$ 14 milhões previstos para o total do projeto, metade é com recursos da própria autarquia", afirma o diretor-geral do Semae, Dirceu Lorena de Meira. Manutenção Civil A autarquia também segue investindo em melhorias em seu setor de manutenção civil. Este mês, a estrutura foi reforçada com a aquisição de uma miniescavadeira e uma minicarregadeira, que vão agilizar e facilitar o trabalho das equipes. O investimento complementa a reestruturação pela qual a divisão passou nos últimos anos, e que incluiu a construção de uma nova sede, no Mogilar, aumento do número de funcionários e compra de veículos e equipamentos. (JN)