Prefeito visita Centro de Diagnóstico de Imagens da Santa Casa, implantado há quatro anos

14 de dezembro de 2016

Em quatro anos de implantação, a ressonância magnética do Centro de Diagnóstico por Imagem "Leonor Delacio Cusatis Máximo", que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, já realizou 16.047 exames, dos quais 6.994 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os números foram apresentados durante visita do prefeito Marco Bertaiolli à unidade, realizada nesta manhã de quarta-feira (14/12), ao lado do provedor Reginaldo Abrão e de toda a diretoria do hospital filantrópico. O Centro de Diagnóstico por Imagem foi inaugurado em dezembro de 2012 pela Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, para abrigar o primeiro equipamento de ressonância magnética público da região. Sua instalação é resultado de uma parceria firmada entre a Administração Municipal, a unidade filantrópica e o Cejam - Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, responsável pelo gerenciamento do Programa Saúde da Família (PSF) e dos Postos de Saúde 24 horas no período noturno, finais de semana e feriados. O equipamento de ressonância magnética complementou uma série de investimentos que da Administração Municipal para ampliar a oferta de exames de média e alta complexidade. "Um dos momentos mais difíceis da nossa administração aconteceu no início de 2010, quando o Berçário e a Maternidade da Santa Casa enfrentaram uma de suas piores crises. A partir daí, arregaçamos as mangas e iniciamos uma verdadeira batalha para reerguer a Santa Casa e oferecer atendimento de qualidade. Hoje estamos aqui, comemorando quatro anos de implantação da ressonância magnética e a implantação de um novo aparelho de tomografia computadorizada, entre outros avanços que permitem qualidade e segurança aos pacientes", recordou o prefeito. A ressonância magnética é um exame que utiliza um forte campo magnético que permite a formação de imagens de diferentes partes do corpo com alta precisão, facilitando o diagnóstico e terapêutico mais adequados. Entre os tratamentos que podem contar com o apoio diagnóstico estão as especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia e Oncologia. "Atualmente, não há exames pendentes e as demandas para esse tipo de exame são atendidas com maior rapidez", explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. ORDENS JUDICIAIS Durante a visita à Santa Casa, o prefeito aproveitou para informar uma importante decisão da Justiça em favor do município de Mogi das Cruzes. "Conseguimos uma sentença favorável pelo ressarcimento, aos cofres municipais, do valor gasto pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nos anos de 2009 e 2010 no cumprimento de ordens judiciais para o fornecimento de medicamentos que não são de nossa competência", explicou. Em 08 de janeiro de 2015, a Prefeitura de Mogi das Cruzes propôs uma ação para solicitar ao Estado a devolução, aos cofres municipais, o valor de R$ 1.053,148,01 desembolsado pelo Município no ano de 2009 a 2010 em razão de ordens judiciais apresentadas por pacientes para o fornecimento medicamentos, insumos e serviços de saúde. Ocorre que os referidos medicamentos e insumos não faziam parte da lista padronizada de medicamentos fornecidos gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde e os serviços de complexidade média ou alta também não eram da competência administrativa do Município. A ação foi julgada procedente na última segunda-feira (12/12) e, embora seja uma decisão em primeira instância sujeita a recursos, está sendo considerada de grande importância. "Essa decisão nos traz um fundamento importante que é a responsabilidade do Estado na aquisição desses medicamentos, equipamentos e insumos de maior complexidade", comemorou o prefeito.