Ministério da Saúde visita Mogi das Cruzes para conhecer detalhes do SIS

15 de dezembro de 2016

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Mogi das Cruzes nesta quarta-feira (14/12) para conhecer o SIS - Sistema Integrado de Saúde e buscar referências para a criação de um programa semelhante para implantação em nível nacional. Desde que entrou em operação, em 2010, o SIS tem ganhado destaque entre gestores e profissionais de saúde pública de todo o país porque permite, por meio da informatização e interligação, diversos facilitadores de gerenciamento e controle administrativo. A responsável pela Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cielo, e o representante da Escola Nacional de Administração Pública G´Nova, Fernando Kleiman, foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, pela secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, e ficaram impressionados com o sistema mogiano. "Viemos conhecer o SIS de Mogi das Cruzes porque a cidade foi pioneira em organizar, de forma eletrônica, o agendamento de consultas. O SIS é altamente positivo e conhecendo os detalhes do programa tivemos vários retornos interessantes que devem contribuir para o planejamento de uma solução nacional", afirmou Fernando Kleiman. Segundo ele, o sistema mogiano foi indicado ao Ministério da Saúde como exemplo de gestão eletrônica para o atendimento de saúde pública. Para entender os detalhes do sistema mogiano, os servidores federais visitaram a Central de Agendamento de Consultas, a Unidade Básica de Saúde do Alto Ipiranga, o Pró-Mulher e uma unidade da Estratégia Saúde da Família. Tiraram dúvidas com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais que atuam nas unidades e também conversaram com usuários. "O objetivo da visita era justamente entender os diversos pontos de vista e também os benefícios, potencialidades e dificuldades do modelo adotado pelo município", explicou. Desde a sua implantação, em 2010, o Sistema Integrado de Saúde vem promovendo importantes avanços na saúde de Mogi das Cruzes. "O SIS permitiu a facilidade de acesso às informações e avançou com diversos recursos que estão contribuindo para melhorar o gerenciamento da saúde pública na cidade", informou o secretário, destacando o aviso eletrônico das consultas e exames como ferramenta para redução do absenteísmo. A implantação do SIS começou com a informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além de um mapeamento clínico dos pacientes por região e combate à violência contra criança, mulher e idoso. Atualmente, são 220 mil usuários cadastrados que podem agendar consultas e esclarecer qualquer dúvida de saúde pelo telefone 160.