Bertaiolli entrega recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar nesta sexta

Secretaria de Serviços Urbanos

22 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli entrega nesta sexta-feira (23/12), às 10 horas, as obras de recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, o primeiro trecho do Corredor Leste-Oeste. A via, que era de paralelepípedo, recebeu pavimentação, além de intervenções de infraestrutura urbana. "O Corredor Leste-Oeste é uma obra para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, que ligará a cidade com o Rodoanel, além de melhorar a oferta de transporte coletivo para a população. A avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar é o primeiro trecho a ser entregue para a população e também atende a uma necessidade das empresas da região", destacou Bertaiolli. Serão entregues 3.300 metros da avenida, considerando-se os dois sentidos, entre as avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e Cavalheiro Nami Jafet. A avenida foi pavimentada e recebeu toda a infraestrutura urbana necessária, com drenagem, implantação de guias e sarjetas e uma base adequada ao tráfego de veículos pesados. A via terá mão dupla sem canteiro central para permitir que os caminhões tenham acesso às indústrias. Nos pontos em que há pontos de ônibus, foram construídas ilhotas, com a sinalização de faixas de pedestres para que as pessoas possam atravessar e tenham a proteção necessária. Também será construído um dispositivo de cruzamento e acesso na avenida Cavalheiro Nami Jafet, em uma área retomada pela Prefeitura, atrás da empresa Rinnai - a área está a aproximadamente 150 metros do cruzamento entre as avenidas Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar e a Cavalheiro Nami Jafet. Desta forma, os veículos e principalmente os caminhões poderão fazer o retorno de forma segura. A recuperação da avenida Tenente Onofre atende a uma demanda de muitos anos. Em função de ser um acesso predominantemente industrial, com o trânsito de veículos pesados fazendo o transporte de mercadorias e matérias-primas, a via sofreu com a acentuada deterioração de seu calçamento. Todo o processo de recuperação foi discutido diretamente com as indústrias instaladas na via. Foram feitas reuniões com os responsáveis pelas indústrias, uma vez que elas foram temporariamente afetadas pelas obras, mas, por outro lado, também são grandes beneficiadas pelos trabalhos. A avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar é o primeiro trecho das obras do Corredor Leste-Oeste a ser entregue pela Prefeitura. No total, o corredor viário tem 18 quilômetros, contando os dois sentidos, desde a divisa com o município de Suzano até o Terminal Central. O investimento é de R$ 88.575.769,48 e a previsão é que o corredor viário, que tem 20% de obras realizadas, seja concluído até o fim de 2017. O projeto do Corredor Leste-Oeste prevê duas pistas com mais de 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres. Dentre as obras que serão executadas, destaca-se a construção da nova avenida das Orquídeas, que será a nova ligação de Mogi das Cruzes com a cidade de Suzano e com o trecho leste do Rodoanel. A via, além de trazer desenvolvimento para a região oeste da cidade, também colaborará para desafogar o corredor formado pelas avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, hoje, o mais movimentado de Mogi das Cruzes.