Santa Casa tem novo Ambulatório de Ortopedia e Especialidades

28 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli participou, nesta quarta-feira (28/12) à tarde, da inauguração do novo Ambulatório de Ortopedia e Especialidades da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, que foi ampliado e reformulado. Ao lado do provedor da Santa Casa, Reginaldo Abrão, Bertaiolli destacou a boa administração da unidade de saúde e reforçou a importância da parceria administrativa com a Prefeitura de Mogi das Cruzes - que ocorre desde 2010, com bons resultados. "Em nome da cidade de Mogi das Cruzes, agradeço à Santa Casa de Misericórdia, e a toda sua equipe, que se dedica dia e noite. É muito difícil administrar uma Santa Casa, mas devemos nos orgulhar da que nós temos. Quem diria, tempos atrás, que o hospital seria o primeiro a ter um equipamento de ressonância magnética no Alto Tietê? Além disso, é o único do Brasil com um laboratório do Hospital Albert Einstein, trazido pela Prefeitura", destacou Bertaiolli. O novo espaço tem 890 metros quadrados de área total, recepção com sistema eletrônico de senhas, cinco novos consultórios, salas de espera, sanitários, salas de exame, raio-x, sala para curativos e para aplicação de gesso. A Santa Casa também inaugurou um espaço de convivência para os funcionários que leva o nome de Airton Nogueira, comerciante que presidiu o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e que faleceu no dia 16 de dezembro de 2016 Gestão compartilhada O processo de gestão compartilhada entre a Prefeitura e a Santa Casa ocorre desde fevereiro de 2010 - ano da crise na Maternidade e Berçário, que resultou na morte de 12 bebês. Foi criada uma Comissão Municipal Permanente de Fiscalização e Controle e, entre os resultados obtidos, estão a reforma do berçário, com implantação de uma UTI Neonatal - a Prefeitura fez um repasse de R$ 300 mil à Santa Casa para contribuir com a reforma, que foi entregue em abril de 2010. A implantação do Programa Mãe Mogiana foi outra medida adotada. Hoje a média de atendimentos é de 1,5 mil por mês, que incluem coletas, consultas de pré-natal, psicólogo, puericultura, puerpério e exames de ultrassonografia. O programa foi inaugurado em agosto de 2009 e ampliado em março de 2012. Foram feitos ainda investimentos em novos exames de diagnóstico e implantado o Centro de Diagnóstico por Imagem - que resultou na implantação do primeiro equipamento de ressonância magnética público da região. São realizados 4 mil exames por ano, em média. Em julho de 2015, o Governo Federal repassou R$ 4 milhões para a Santa Casa, como resultado de um trabalho da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O dinheiro foi aplicado no aprimoramento e qualidade da atenção hospitalar. Finalmente, em outubro de 2015 ocorreu um mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas de média e alta complexidade - foram 296 procedimentos, com investimento de R$ 2 milhões. Também participaram da inauguração o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, e o presidente estadual do Partido da República (PR), representando o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, que quando parlamentar destinou uma emenda de R$ 1 milhão à Santa Casa, que foi aplicada na reforma do ambulatório. (MAS)