Prefeitura renova convênio de R$ 25 milhões para o Hospital Municipal

03 de dezembro de 2016

O Governo do Estado renovou o convênio para custeio do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes no valor de R$ 25.200.000,00. O documento foi assinado nesta sexta-feira (02/12/2016) pelo prefeito Marco Bertaiolli e o secretário de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, e garante o repasse por mais três anos (2017/2018/2019). "Esta renovação é fundamental, porque garante a continuidade dos serviços no Hospital Municipal", destaca o prefeito, salientando que a manutenção desta parceria foi discutida com o governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Saúde, David Uip. "Conseguir esta renovação no final do ano, durante um período de transição e com uma crise econômica que afeta todas as Prefeituras e também os Governos do Estado, é o resultado de muito trabalho, transparência e uma gestão eficiente", destaca o prefeito, salientando a importância da garantia do repasse por mais três anos dentro do processo de transição pelo qual passa a Administração Municipal. "Passar o governo adiante é um processo de muita responsabilidade, que deve ser feito de forma transparente e tranquila, garantindo à população que haverá segurança na continuidade". Segundo ele, todas as contas serão fechadas no final do ano, sem que haja um déficit orçamentário para a próxima administração. "Esta é a gestão de responsabilidade. Vou trabalhar todos os dias, até 31 de dezembro, para deixar tudo em ordem, entregar as obras e manter tudo funcionando", salientou Bertaiolli, destacando ainda a relação da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Governo do Estado. "Isso acontece em todas as áreas, mas no caso do Hospital Municipal, o governador nos ajudou desde a construção". O custeio do Hospital Municipal, construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, no Distrito de Braz Cubas, é tripartite. O Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS) arca com 50%; a Administração Municipal com mais 25% e o Governo Federal com os outros 25%. Por ano, são liberados pela Secretaria Estadual de Saúde um total de R$ 8,4 milhões. "Sem este convênio, não tenho dúvidas de que teríamos problemas para manter o Hospital Municipal funcionando em sua plenitude", destaca o secretário de Saúde. Segundo ele, o plano de trabalho da unidade, inclusive, foi antecipado em três anos, justamente em razão destas parcerias. "Hoje a unidade funciona por completo, desde as consultas até as cirurgias de baixa e média complexidade, internações e a UTI". Para se ter uma ideia, em dois anos de funcionamento, já foram realizadas 140.130 consultas de pronto atendimento infantil; 96.587 consultas agendadas em diversas especialidades; 343.396 exames diagnósticos; 4.642 internações; 4.720 cirurgias e 13.955 consultas diversas (serviço social, enfermagem e psicologia) Diferencial Para o prefeito Bertaiolli, Mogi das Cruzes vive um momento atípico em relação a outras Prefeituras. Isso, segundo ele, é resultado de muito planejamento e uma administração enxuta. "Administrar uma cidade do tamanho de Mogi e que cresce acima do previsto por todos os indicadores, é superar os obstáculos todos os dias. A própria construção do Hospital Municipal é um exemplo disso, já que por mais de 40 anos havia um clamor da população por um equipamento deste porte no distrito". Nestes oito anos de administração, o prefeito dobrou o número de unidades de saúde. Ao começar, em 2009, a cidade contava com 34 equipamentos municipais à disposição da população. Hoje, são 68, incluindo a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será inaugurada no próximo dia 20 na Avenida Kaoru Hiramatsu e vai atender a toda a região do Oropó, Conjunto Santo Ângelo até Biritiba Ussú e Taiaçupeba. "A exemplo da unidade do Rodeio, vai funcionar 24 horas para atender urgências e emergências. É um mini-hospital, tanto que terá inclusive uma base do Samu para atendimento integral à população", concluiu.