Mogi dobra segurança para disputa da Copinha

Secretaria de Esportes e Lazer

04 de janeiro de 2017

O prefeito Marcus Melo abriu oficialmente, nesta quarta-feira (04/01), as disputas da 48ª edição da Copa São Paulo de Juniores em Mogi das Cruzes. Como no ano passado, as partidas são realizadas no estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, a Arena Nogueirão. A novidade de 2017 é a parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir a segurança dos torcedores e dos moradores vizinhos ao estádio. Somadas, as duas corporações contam com um total de 80 agentes em cada jogo - o dobro do efetivo do ano passado, quando o serviço foi realizado exclusivamente pelos guardas municipais. "É uma grande alegria receber mais uma vez a Copa São Paulo. São jovens que sairão daqui para uma carreira em grandes clubes, quem sabe até na seleção brasileira. Espero que prevaleça o fair play (jogo limpo). Nosso esquema de segurança foi reforçado e esperamos que as pessoas venham com a família e acompanhem um grande espetáculo de futebol", disse Melo. Nesta quarta, o prefeito cumpriu dois compromissos externos: o primeiro foi no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, quando anunciou a vinda de mais recursos para a unidade; e à tarde, na abertura da Copa São Paulo. Nos primeiros dias de governo, ele se dedicou a reuniões internas e visitas a secretarias que funcionam fora da Prefeitura, como Cultura, Educação e Serviços Urbanos. Ao anunciar o reforço na segurança, o novo prefeito quer garantir a tranquilidade de torcedores e evitar problemas como os ocorridos em 2016, quando uma torcida organizada entrou em confronto com guardas municipais, causando depredação e tumulto no estádio durante partida entre o São Paulo Futebol Clube e o Rondonópolis, no dia 17 de janeiro. "A experiência do ano passado nos serviu de aprendizado", destaca Melo. A responsabilidade pela organização da Copa São Paulo é da Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. "No ano passado, toda segurança foi feita pela Guarda Municipal. Agora, em 2017, fizemos uma parceria com a Polícia Militar, que fará a segurança externa, interna e da arbitragem, com apoio da Guarda. Teremos um efetivo total de 80 agentes, com 12 viaturas. Queremos garantir um ambiente seguro, evitar vandalismos e furtos", explica o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales. "Na entrada, há separação entre a torcida do time mandante e do visitante. É o mesmo esquema de segurança adotado em grandes estádios, como o Pacaembu, em São Paulo", completa Sales. O secretário enfatiza também que não é permitido acessar o estádio com bebidas alcoólicas, bastões, mastros e outros objetos que possam ferir alguém. "Instrumentos de som só serão permitidos mediante prévia solicitação à Secretaria Municipal de Segurança, pelo telefone 4798-5070, com o mínimo de 24 horas de antecedência às partidas." Devido aos danos causados no ano passado ao estádio e à imagem da cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes cobra na Justiça, da Torcida Independente e do São Paulo Futebol Clube, uma indenização de R$ 5,1 milhões. A ação foi proposta em junho pela Procuradoria do Município. Do total, R$ 68 mil referem-se a danos materiais (computados os danos à estrutura do estádio municipal e às viaturas que davam suporte ao esquema de segurança montado para a realização do jogo) e R$ 331 mil a danos à imagem da cidade. A responsabilidade é solidária (do clube e da torcida). Outros R$ 4,7 milhões são referentes à indenização social (cujo objetivo é evitar que os incidentes venham a ocorrer novamente). Neste caso, a responsabilidade é dividida, sendo que R$ 4,6 milhões devem ser pagos pelo São Paulo (valor referente a um mês da folha salarial de seu elenco) e R$ 100 mil pela torcida organizada. Para a divisão, o cálculo leva em conta a capacidade financeira de cada entidade. O clube e a torcida já foram citados e apresentaram as defesas. Atualmente, a Procuradoria do Município elabora a réplica que será enviada à Justiça. Torneio A Arena Nogueirão recebe os jogos do Grupo 22 da Copinha, que conta com a equipe da casa, o União Mogi, e mais três times: Bragantino (SP), Cruzeiro (MG) e River (PI). "É um grande evento, com equipes de qualidade. Esperamos uma boa presença da torcida, lembrando que o Flamengo, campeão do ano passado, disputou a primeira fase em Mogi das Cruzes", diz o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. Em 2016, o time carioca integrou o Grupo 24, que fez seus jogos na Arena Nogueirão e tinha ainda o União Mogi, Palmeira-RN e Red Bull Brasil. Nilo também falou de sua expectativa em relação ao time da casa. "Não teria sentido sediar a Copa São Paulo sem um representante de Mogi das Cruzes. São grandes equipes no grupo, mas esperamos que o União tenha um bom desempenho e prossiga pelas próximas fases", concluiu o secretário. Além dos jogos desta quarta-feira (Cruzeiro x River e União x Bragantino), a primeira fase também terá partidas na sexta-feira (06/01), quando o União enfrenta o River, às 17h, e o Bragantino encara o Cruzeiro, às 19h. No domingo (08/01), o River pega o Bragantino, às 17h, e o União joga contra o Cruzeiro, às 19h. O Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira fica na rua Professora Ana Maria Bernardes s/nº, na Vila Industrial. A entrada para os jogos da Copinha é gratuita. (JN)