Em dois anos, Semae economiza R$ 9,4 milhões em água comprada da Sabesp

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

12 de janeiro de 2017

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) reduziu em R$ 9,4 milhões a despesa com água comprada da Sabesp, de 2014 a 2016, graças aos investimentos realizados pela autarquia nos últimos anos. A principal responsável pela economia de recursos é a Setorização de Braz Cubas, que é a subdivisão da rede do distrito em sistemas menores, o que facilita o controle do consumo e reduz as perdas. Uma nova etapa do projeto foi concluída nesta quinta-feira (12/01), com a instalação de uma válvula controladora de pressão para modernização do sistema e melhoria da distribuição de água na região do Alto Ipiranga. "Considerando que o contrato para obra da setorização é de R$ 9,5 milhões, o custo está praticamente pago só com essa economia, resultado de uma redução de 24% do volume adquirido da Sabesp, no mesmo período", afirma o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr. Além da economia, a subdivisão da rede também agiliza manutenções e facilita a identificação de vazamentos. "Com distritos de medição menores, fica mais fácil identificar os pontos de vazamento e conseguimos direcionar as equipes mais rapidamente para o reparo", completa Beono. No caso da válvula controladora de pressão, instalada na Rua José Cury Andere, próximo à esquina com a Avenida Japão, a vantagem que ela proporciona é a prevenção de rompimentos e vazamentos na tubulação. "Por conta da topografia, as regiões mais baixas ficam com a pressão muito alta. Com a pressão controlada, conseguimos manter o abastecimento sem risco de rompimentos na rede", explica o diretor. Também foram instalados novos registros e medidores, delimitando uma área de abastecimento em cerca de 2,8 mil ligações, dos bairros Chácara Jafet, Parque Santana, Residencial Santana, Alto Guaianazes e parte baixa do Jardim Ivete. Com isso, caso seja necessária manutenção devido a algum vazamento nesses locais, o número de moradores afetados com a interrupção do abastecimento será menor que o atual (11 mil, e não mais 172 mil). O investimento nesta etapa é de R$ 140 mil. Além da implantação de válvulas para controle da pressão, a setorização inclui a instalação de hidrômetros de grande porte, manutenção de registros, substituição de cavaletes e ramais, além do conserto de vazamentos em cavaletes. Até o momento, foram executados aproximadamente 74% dos serviços. Ao todo, o distrito foi dividido em 14 setores de medição, dos quais 12 já estão instalados. Restam apenas o Parque Olímpico e a Vila São Sebastião. O projeto começou a ser desenvolvido por Braz Cubas porque o abastecimento do distrito é feito com água comprada da Sabesp, que tem custo maior que a produzida diretamente pelo Semae. Abastecimento Com a válvula instalada, o bombeamento no Reservatório do Jardim Santa Tereza foi religado na tarde desta quinta-feira e a previsão é de que o abastecimento em 61 bairros e mais quatro vias isoladas volte ao normal durante a noite. (JN)