Semae amplia coleta e tratamento de esgoto na Vila São Sebastião

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

13 de janeiro de 2017

Cerca de 540 mil litros de esgoto deixarão de ser lançados diariamente no Córrego do Gregório a partir da interligação de dois coletores, na Vila São Sebastião. A obra, que integra o projeto do Semae para expansão do esgotamento sanitário no bairro, começa na segunda-feira (16/01) e beneficiará mais de 4,6 mil moradores. Para realização do serviço, previsto para ser concluído em 31 de janeiro, será necessária a interdição de um trecho da faixa da direita na Avenida Henrique Peres (Perimetral), próximo ao cruzamento com a Avenida Japão, na pista sentido Braz Cubas. O projeto de extensão de redes de esgoto na Vila São Sebastião está 60% concluído. Foram implantados 576 metros de redes nas Ruas José Oswaldo Jardim de Azevedo e Virgilio Padovani. As tubulações atendem 82 residências (320 pessoas, em média). Com a etapa seguinte, que é a interligação dos coletores-tronco do Córrego do Gregório, o benefício inclui uma área bem maior - totalizando 4.650 pessoas - em que esgoto era coletado, porém sem tratamento. Com a obra, o coletor já existente será ligado a outra tubulação que conduzirá os efluentes para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Suzano. O investimento do Serviço Municipal de Águas e Esgotos é de R$ 386,1 mil, sendo R$ 240,6 mil na extensão de redes e R$ 145,5 mil para interligação de coletores. Nos últimos anos, Mogi das Cruzes obteve avanços históricos em esgotamento sanitário, que passou de apenas 5% de tratamento no ano 2000 para os atuais 95% de coleta e 60% de tratamento. Com a finalização das obras de esgotamento no Botujuru e em Cezar de Souza, que estão em andamento, e com a construção do Coletor Ipiranga, cujos recursos para a obra foram garantidos pelo Governo Federal, os índices de coleta e tratamento devem chegar a 96% e 71%, respectivamente. Trânsito Os trabalhos de interligação serão realizados de segunda a quinta-feira, para que as duas pistas da Henrique Peres fiquem liberadas aos fins de semana, quando o tráfego é mais intenso para ida e retorno do litoral. Mesmo nos dias de obra, a interdição de uma faixa será somente durante o dia (das 7h às 18h). A partir do dia 23, os serviços serão executados no cruzamento da Perimetral com a Avenida Japão. Os motoristas que estiverem na Avenida Japão no sentido centro, terão de pegar um desvio pela Avenida Álvaro de Campos Carneiro (Perimetral) no sentido Mogi-Bertioga, até o primeiro retorno, voltando pela pista sentido Braz Cubas para acessar novamente a Avenida Japão. Para quem estiver na Avenida Japão no sentido bairro, não será necessário acessar outra via. No trecho em obras, o trânsito será pela faixa da esquerda. Durante a realização da obra, o local será monitorado pela Secretaria Municipal de Transportes. (JN)