Equipes da Prefeitura fazem limpeza, manutenção e conservação em vários bairros

Secretaria de Serviços Urbanos

13 de janeiro de 2017

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão mobilizadas em torno de diversas ações de limpeza e manutenção da cidade, com o objetivo de mantê-la em boas condições e também prevenir, neste período de chuvas, a ocorrência de alagamentos. São dezenas de serviços já em execução e muitos outros programados para os próximos dias e semanas, em bairros e distritos variados de Mogi das Cruzes. Na primeira semana de janeiro, por exemplo, as equipes da Operação Tapa-Buraco já fizeram 750 reparos em ruas do Centro e também no Conjunto Santo Ângelo. Para as próximas semanas, as ações estarão centradas nos bairros Jardim Esperança, Vila Municipal e Parque Olímpico. A previsão é que, neste primeiro mês do ano, 3 mil buracos sejam tapados na cidade. E a meta, dentro do plano dos primeiros 100 dias, é chegar a 9 mil reparos. Os serviços de limpeza e conservação das estradas rurais também estão em andamento. A Estrada do Nagao, por exemplo, está recebendo corte de mato e limpeza de canaletas em toda a sua extensão. Os trabalhos tiveram início pelo cruzamento da via com a Estrada Mogi-Salesópolis e continuam até a outra ponta do acesso, que se liga à Rodovia Mogi-Bertioga. Os mutirões em distritos, também conhecidos como projeto Força Tarefa, atenderão, nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, a Vila Nova Jundiapeba. Na sequencia, serão atendidos os distritos de Quatinga, Taiaçupeba e Biritiba Ussu. Vale lembrar que esses trabalhos ocorrem de 15 em 15 dias e incluem serviços de limpeza de bocas de lobo, roçada e limpeza de guias e sarjetas, nivelamento, conservação e reparos em vias públicas. Só em 2016, foram 20 mutirões realizados. Este primeiro de 2017 será, portanto, a edição de número 21. A partir da próxima segunda-feira (16/01) e durante aproximadamente três meses, também será realizado um trabalho de pintura de guias nas principais ruas e avenidas do Centro e adjacências. Já estão na programação e serão atendidas primeiramente as ruas José Bonifácio, avenidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Fernando Costa e Ipiranga e o Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. Também na próxima semana, equipes serão deslocadas para o Complexo Viário Júlio Simões, em, Braz Cubas, onde farão um mutirão de serviços na avenida Júlio Simões e também nos bairros que margeiam o Córrego dos Canudos. Os trabalhos vão compreender raspagem de mato, poda de grama e de árvores, tapagem de buracos, limpeza de guias, sarjetas e bocas de lobo, varrição, pintura de guias e eventuais reparos em estruturas que careçam de tal serviço. Serão diretamente beneficiados por este mutirão bairros como Vila Cintra, Jardim Santa Tereza, Jardim Esperança, Vila Municipal e Parque Olímpico. "Temos diversas ações programadas e outras ainda em fase de estudos. O objetivo, como sempre, é manter a cidade limpa, bonita e conservada, atendendo simultaneamente e com a atuação de diversas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, o maior número possível de bairros, distritos e regiões da cidade", destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira. "Em especial agora, que estamos no período de chuvas, redobramos nossas atenções", acrescenta.