UnicaFisio atende mais de 300 idosos com aulas de hidroginástica e musculação

13 de janeiro de 2017

Em funcionamento há dois meses, a Unica - Fisioterapia e Reabilitação "Dr. Aristides Cunha Filho" já atende mais de 300 idosos com aulas de hidroginástica, musculação e escola da coluna, além de outras atividades e serviços. A UnicaFisio é um centro especializado em fisioterapia e promoção da saúde, com foco no atendimento às pessoas com mais de 60 anos, inaugurado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no final do ano passado para complementar a rede do SIS - Sistema Integrado de Saúde no atendimento especializado. O novo equipamento possui duas frentes de atuação: Reabilitação Fisioterápica, que é a reabilitação motora pré e pós-intervenção terapêutica, reabilitação motora por incapacidade funcional ou déficit de mobilidade física; e Promoção da Saúde, que desenvolve atividades físicas diversas, aulas de dança, informática e orientação nutricional, visando a prevenção de doenças e o aumento da qualidade de vida. Somente em dezembro, foram realizados 752 sessões de fisioterapia. As aulas de musculação atendem 180 pessoas e outras 160 participam das aulas de hidroginástica. Outras atividades também movimentam a unidade, como a Escola da Coluna, onde são promovidas aulas de RPG, Pilates e Isostretching, uma ginástica postural que reúne simultaneamente alongamento, fortalecimento e respiração com objetivo de melhorar a postura corporal pra prevenir e amenizar problemas decorrentes da má postura, acompanhados ou não de dor. "Também estamos implantando outras atividades voltadas para a integração e a convivência dos idosos, como aulas de crochê focadas na doação de cachecóis para a Campanha do Agasalho e confecção de brinquedos da infância antiga, como carrinhos de madeira e bonecas de pano, com objetivo de colaborar com a Campanha Natal de Sorrisos", detalha a coordenadora da UnicaFisio, Luriana Toledo. Para estimular ainda mais os idosos, a unidade já elaborou um calendário de atividades para o ano todo, focando nas principais datas comemorativas. O primeiro grande evento será o "Bailão de Máscaras", marcado para o dia 23 de fevereiro, às 15 horas. As máscaras e adereços que serão utilizados no evento serão confeccionados pelos alunos na semana que antecede o evento, seguindo o mesmo princípio de integração coletiva. O conceito de participação está presente em outras frentes de trabalho. A nutricionista, por exemplo, está preparando ações práticas para mostrar aos idosos o uso funcional dos alimentos. Na área cultural, a equipe está montando uma pequena biblioteca, onde serão realizadas leituras e apresentações de música e poesia, sempre às sextas-feiras. A UnicaFisio conta com 1,5 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e espaços diversos como academia; área para guarda de macas e cadeiras de rodas; consultórios de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional; piscina; recepção e depósito de materiais de limpeza. Além disso, a unidade possui salas de cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia e fisioterapia respiratória, além de sanitários com vestiários, entre outros espaços. Quem quiser participar das aulas precisa ter mais de 60 anos e deve comparecer à unidade munido de atestado médico, Cartão SIS, comprovante de endereço e documentos pessoais. Já as sessões de fisioterapia são marcadas de acordo com os encaminhamentos médicos feitos pelo SIS. A UnicaFisio fica na rua Francisco Affonso de Melo, nº 635, em Braz Cubas.