Fiscalização na feira de Jundiapeba apreende dois caminhões de mercadorias sem nota fiscal

Secretaria de Segurança

16 de janeiro de 2017

Uma operação conjunta realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e pelo 17º Batalhão da Polícia Militar no domingo (15/01), na feira de Jundiapeba, resultou na apreensão de mercadorias sem nota fiscal que encheram dois caminhões de carga - o equivalente a 12 toneladas de material. A fiscalização mobilizou um total de 70 homens, das Secretarias Municipais de Segurança (Guarda Municipal e Fiscalização), Agricultura e Serviços Urbanos, além de policiais militares. Foram apreendidos produtos como CDs, DVDs, materiais de construção, roupas e peças de carro, entre outros. O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, explicou que a operação foi uma determinação do prefeito Marcus Melo e recebeu elogios por parte dos comerciantes legalizados: "Quem compra produtos sem origem acaba contribuindo para este tipo de comércio e nosso trabalho teve como objetivo apreender produtos dessa natureza. Os proprietários que apresentarem as notas fiscais correspondentes aos produtos poderão retirá-los sem qualquer problema", comentou Sales, acrescentando que novas operações do tipo serão realizadas na cidade. Já o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, explicou que a fiscalização acaba ajudando os produtores legalizados, que deixam de enfrentar a concorrência dos produtos sem origem. Abdo lembrou que as pessoas que tiveram seus produtos apreendidos receberam a orientação de procurar a secretaria para buscar a legalização e, quem sabe, vir a trabalhar nas feiras da cidade com a documentação em dia. "Estamos preparando uma nova licitação para vagas em feiras e explicamos isso. Também fizemos um trabalho educativo e de orientação", disse. A fiscalização de domingo incluiu não apenas o núcleo da feira de Jundiapeba, mas também as ruas adjacentes, onde aos poucos ocorria a proliferação de barracas e a venda de produtos em veículos, por exemplo. Com isso, de acordo com o secretário Sales, a tendência é de que a feira volte ao seu formato natural: "Temos uma programação de fiscalizações em toda a cidade e retornaremos aos locais que já receberam o trabalho de forma periódica", concluiu. (MAS)