Integrada à agenda turística de Mogi, Rota da Luz recebe visita de Lu Alckmin

Coordenadoria de Turismo

16 de janeiro de 2017

A Rota da Luz, caminho de 194 quilômetros percorrido por peregrinos entre Mogi das Cruzes e Aparecida, se integrou à agenda turística mogiana e inseriu a cidade na programação de milhares de pessoas pelo país afora. A avaliação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que acompanha o potencial desta e de outras atrações turísticas locais. No domingo (15/01), mais um grupo de romeiros - liderado pelo padre Rosalvino Viñayo, da obra Social Dom Bosco, em Itaquera - partiu de Mogi rumo a Aparecida. Em Luiz Carlos, eles receberam o cumprimento da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, que veio a Mogi especialmente para esta finalidade. O secretário Rinaldo Sadao Sakai explica que a Rota da Luz recebe pessoas de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países. Para ele, o fato de o caminho ter início em Mogi das Cruzes, mais especificamente no Parque Centenário, contribui para que a cidade seja conhecida em todo o País: "Temos o nosso Centro de Informações Turísticas em funcionamento no parque e, sempre que um grupo de romeiros parte para Aparecida, recebe folhetos sobre o Casarão do Chá, o Orquidário Oriental, entre outras atrações turísticas da cidade", explica, acrescentando que os turistas são pessoas com tradição de investir na área e que podem retornar à cidade para fazer outros passeios. No domingo, o grupo de romeiros liderado pelo padre Rosalvino Viñayo saiu às 5h de Mogi das Cruzes e percorreu o caminho da Rota da Luz, que inclui o distrito de Sabaúna e o caminho até Luiz Carlos e Guararema. O encontro com a primeira-dama do Estado aconteceu em Luiz Carlos, onde também compareceu o prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social da cidade, Karin Melo. O grupo se reuniu na capela e na estação de trem antes de prosseguir viagem. "É uma demonstração de fé muito bonita e uma alegria vir aqui cumprimentá-los neste domingo pela manhã", disse Lu Alckmin. O prefeito mogiano também enalteceu a fé que move os romeiros e recebeu um agradecimento de padre Rosalvino pela acolhida: "Mogi das Cruzes nos recebeu muito bem, com muito carinho e atenção", disse, lembrando que os peregrinos dormiram no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos no sábado, antes de iniciarem a caminhada. Os 160 romeiros trouxeram mochilas, tomaram banho e fizeram as refeições no interior do ginásio: "Ouvir este agradecimento nos deixa muito felizes", disse Melo. O traçado da Rota da Luz é formado por estradas secundárias, que passam por nove municípios - Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e finalmente Aparecida. Ao longo do percurso, a orientação é para que os peregrinos observem os usos e costumes das cidades: todas tem sua história e suas lendas, além de paisagens que completam o cenário rico de belezas naturais. (MAS)