Novos ônibus do SIM - Sistema Integrado Mogiano são apresentados

Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

Novos ônibus do SIM - Sistema Integrado Mogiano são apresentados

Bertaiolli, vereadores e representante da empresa exibem o cartão eletrônico que garantirá aos usuários do transporte coletivo a integração das linhas

O prefeito Marco Bertaiolli acompanhou, na tarde desta quinta-feira (29/04), a apresentação dos ônibus da empresa Princesa, a nova concessionária do transporte coletivo em Mogi das Cruzes e que passará a operar no SIM – Sistema Integrado Mogiano a partir deste domingo (02/05). A empresa terá 83 veículos, sendo 74 operacionais e o restante na frota reserva.

Clique aqui e veja a página especial do SIM - Sistema Integrado Mogiano

Os veículos são zero quilômetro adaptados para portadores de deficiência, com sistema de GPS (monitoramento por satélite) e o layout estabelecido pela Prefeitura. Com os novos ônibus, o sistema de transporte coletivo mogiano chegará a 92% de sua frota adaptada com elevadores para o transporte de cadeirantes.

Além da nova empresa, o SIM prevê a inauguração do Terminal Central, que acontecerá neste sábado (01/05), e a integração das linhas, que deverá ser feita com a utilização do cartão eletrônico.

“Em um ano e quatro meses, estamos batendo um recorde nacional. Não existe uma cidade brasileira que tenha feito tanto no transporte coletivo em tão pouco tempo. Faremos um transporte de qualidade para quem mais precisa, que é quem anda de ônibus”, afirmou Bertaiolli.

O prefeito lembrou ainda que, com as novas tecnologias exigidas pela Administração Municipal nos veículos, será possível ter um controle total sobre o cumprimento de horários e itinerários e dados em tempo real sobre o número de passageiros transportados pelos veículos.

No SIM, a cidade foi dividida em oito regiões, definidas pelos corredores viários pelos quais os ônibus trafegam. Os passageiros poderão, em um prazo de uma hora a partir do horário em que o seu ônibus chegar ao terminal, fazer a integração com linhas de todas as regiões, exceto a sua.

A Prefeitura está informando os usuários do sistema com a distribuição de 200 mil cartilhas e também com a realização de reuniões nos bairros. As linhas serão alteradas em três etapas, a primeira no domingo (02/05), com a ida para o Terminal Central das atuais linhas 024 (Avenida Brasil via São João), 013 (Socorro/Estância), 015 (Jardim Camila), 047 (Conjunto Residencial Toyama), 007 (Jardim das Bandeiras), 102 (Sabaúna via Tronco), 103 (Sabaúna via Cezar), 032 (Botujuru via Vila São Paulo), 040 (Alto do Botujuru via Vila São Paulo) e 021 (Jardim Maricá via Cabo Diogo Oliver e via Ponte Nova). Na primeira fase também serão implantadas duas linhas circulares, que ligarão os terminais Central e Estudantes.

Nova empresa

A empresa Princesa foi a vencedora do processo licitatório aberto pela Prefeitura para a definição da empresa que compartilhará com a Transcel o sistema de transporte coletivo. A nova concessionária assinou um contrato de 15 anos com a Administração Municipal, renovável por 10 anos.

“São veículos novos, com o que há de mais moderno no país em termos de tecnologia em ônibus. Nós nos sentimos muito honrados em iniciar nossa operação em Mogi das Cruzes”, destacou o diretor de Assuntos do Poder Concedente da empresa, José Efraim Neves.

Fundada em 1º de Janeiro de 1948, na cidade de Santo Antonio da Platina (PR), a empresa Princesa opera nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal.

Também participaram da apresentação dos ônibus, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo e os vereadores Jolindo Rennó e Geraldo Tomaz Augusto, além de representantes do sindicato dos trabalhadores e funcionários da nova empresa. (LM)