Procon de Mogi das Cruzes ultrapassa marca de 700 mil atendimentos

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

Procon de Mogi das Cruzes ultrapassa marca de 700 mil atendimentos

Procon de Mogi das Cruzes possui postos de atendimento à população no prédio da Prefeitura, em Braz Cubas, Jundiapeba e campus II da Universidade Braz Cubas

O Procon de Mogi das Cruzes registrou uma marca histórica no mês de agosto, com o registro de 700 mil atendimentos à população. O número refere-se aos procedimentos realizados pelo órgão desde a implantação do Sistema de Registro, ocorrido em outubro de 1996. Neste período, o órgão já realizou 700.947 atendimentos, uma média de 4.248 pessoas beneficiadas a cada mês.

Nos oito primeiros meses deste ano, já foram registrados 77.209 atendimentos aos consumidores mogianos. Em agosto, o órgão fechou com 5.739 procedimentos, sendo 5.512 consultas, realizadas pessoalmente, por telefone ou carta, e 227 reclamações registradas.

“Os números mostram que o Procon já se consolidou como uma ferramenta importante para a defesa dos direitos dos consumidores. Os 700 mil atendimentos é uma marca bastante expressiva e prova que o trabalho vem sendo bem desenvolvido, com uma melhoria, ao longo desses 13 anos, da estrutura e na capacitação dos profissionais”, destaca o coordenador da unidade mogiana, Isidoro Dori Boucault.

Em agosto, o setor de produtos liderou o ranking de atendimentos, com 1.272 procedimentos realizados. Logo atrás, vieram os serviços privados, com 1.141 atendimentos e o de serviços essenciais, com 1.083. Se forem levadas em contas apenas as reclamações registradas, o setor de produtos também lidera, com 86, seguido pelo setor de assuntos financeiros (61) e de serviços privados (42).

A estrutura do Procon de Mogi das Cruzes conta com unidades no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do prédio da Prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro), no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba (alameda Santo Ângelo, s/nº), no PAC de Braz Cubas (rua Capitão Francisco de Almeida, 47) e no campus II da Universidade Braz Cubas (avenida Francisco Franco, 133).

Para melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações, como a transferência do atendimento realizado no prédio da Prefeitura para o PAC, que fica no andar térreo. Com isso, o acesso aos consumidores ao órgão foi facilitado, dinamizando o serviço.

Além disso, são realizadas, junto à população e aos órgãos de imprensa da região, diversas ações de divulgação dos diretos do consumidor e do trabalho desenvolvido pelo Procon. “É importante que os consumidores conheçam os seus direitos e saibam como proceder quando são prejudicados”, lembra Boucault. O telefone para mais informações sobre o Procon é o 4798-5090. (LM)