Prefeitura acaba com Ligue Médico e implanta o Sistema Integrado de Saúde

Segunda-feira, 04 de Abril de 2011

Prefeitura acaba com Ligue Médico e implanta o Sistema Integrado de Saúde

Novo sistema garantirá uma rede informatizada, conectada e totalmente integrada, dispondo da mais moderna tecnologia existente atualmente no mercado para serviços de sáude

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lança, oficialmente, nesta terça-feira (05/04), o Sistema Integrado de Saúde (SIS). A principal novidade do programa é a informatização completa da rede de atendimento municipal, que disponibilizará, entre outros recursos, o prontuário online de todos os pacientes, acessível de qualquer posto de saúde.

“Em qualquer posto de saúde que o paciente procurar atendimento, o médico de plantão terá o prontuário online da pessoa. Isso permitirá saber quantas vezes ele foi ao médico, quais especialidades passou e quais medicamentos foram receitados. É uma ferramenta importantíssima para o médico, que irá melhorar, sem sombra de dúvida, o atendimento prestado ao paciente”, destaca o prefeito Marco Bertaiolli.

Outra melhoria é a ampliação do sistema de agendamento de consultas, que poderá ser feita por telefone, internet e totens instalados em pontos estratégicos da cidade. “Em um ano e meio, com muito planejamento e trabalho, começamos a reestruturar o sistema e nesta terça-feira acaba o Ligue Médico e entra o SIS (Sistema Integrado de Saúde) para que o mogiano tenha outras formas de marcar consultas, seja pelos totens, internet e nos postos de saúde”, explicou o prefeito.

:: Clique aqui para agendar sua consulta

Uma melhoria que será sentida pelos usuários do sistema será a diminuição da fila por consultas na rede básica de saúde. Hoje, perto de 40% das pessoas que marcam uma consulta não comparecem ao posto. Isso ocorre porque muitos pacientes, por motivos diversos, agendam a consulta em mais de uma unidade de saúde. “Com o SIS isso vai acabar, pois quando tentar agendar outra consulta o sistema vai apontar a duplicidade”, informa o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Boas de Carvalho.

O sistema

O SIS será apresentado nesta terça-feira, às 10 horas, no Theatro Vasques, para autoridades, lideranças comunitárias, representantes de entidades de classes representativas, diretores de hospitais, representantes da Câmara Técnica de Redes, membros do Conselho Municipal de Saúde, entre outros usuários da saúde pública em Mogi das Cruzes.

O novo sistema garante uma rede informatizada, conectada e totalmente integrada, dispondo da mais moderna tecnologia existente atualmente no mercado para serviços da área de saúde. “Já temos cerca de 120 mil usuários cadastrados, sendo que 10 mil possuem o cadastro completo e já estão prontos para receber o cartão SIS, o que irá acontecer nos próximos dias”, informa o prefeito Marco Bertaiolli.

O cadastramento inicial é feito pela Central de Agendamento pelo 0800-770-5585 (ligação gratuita), quando o usuário faz uma ligação para agendamento de consulta. Depois, na ida ao posto de saúde, ele confirma e comprova as informações para elaboração do cartão SIS. O documento reunirá informações importantes como nome do usuário, nome da mãe, número do CPF, do prontuário e também do Cartão SUS – Sistema Único de Saúde.

No evento desta terça-feira também será apresentado o Guia de Saúde de Mogi das Cruzes, contendo informações completas sobre os serviços médicos disponíveis gratuitamente na cidade, inclusive com endereços, telefones e dicas sobre como utilizar. O guia deverá ser entregue aos usuários juntamente com o novo cartão SIS. (APF)
FUNDO SOCIAL

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.