Prefeitura realizará formatura de novos guardas municipais

Sexta-feira, 29 de Julho de 2011

Prefeitura realizará formatura de novos guardas municipais

Dez guardas municipais que foram admitidos por concurso público se formarão na próxima semana e estarão aptos a desempenhar a função

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove, no próximo dia 5 de agosto, a formatura de dez guardas municipais de 3ª classe 2011. Eles foram admitidos por concurso público e, após a formatura, estarão aptos a desempenhar a função. A solenidade será realizadas às 17 horas no prédio sede da Administração Municipal, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico.

“Em Mogi, todos as pessoas aprovadas em concurso para a Guarda Municipal passam por esse amplo programa de formação, até porque eles não desempenhavam a função anteriormente. E, mesmo que já tivessem exercido esta posição no passado, é importante passar pelo programa, conhecer o sistema de trabalho implantado na Prefeitura”, destaca o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

O secretário ressalta que o programa possui 800 horas aulas em que os futuros guardas municipais recebem treinamento para defesa pessoal, administração de conflitos, relações de grupo, técnicas operacionais e noções de direito. “É um programa bem fundamentado e planejado para que o servidor possa exercer sua função com absoluta confiança e segurança”, salienta Nepomuceno.

A corporação atua na guarda dos prédios e espaço públicos municipais, liberando a Polícia Militar para ações ostensivas de segurança. A Guarda também é responsável pela operação das câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). “Além disso, os profissonais também auxiliam o departamento de Fiscalização de Posturas Municipais em operações especiais e técnicos de assistência social na abordagem de moradores de rua”, informa o secretário.
Ele lembra que a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes vem recebendo investimentos contínuos em seu aprimoramento, o que resulta na melhoria da qualidade dos serviços prestados á população. Mesmo aqueles que já desempenham a função, participam periodicamente de cursos e treinamentos ministrados pela Prefeitura.

Outro benefício para a categoria foi a implantação, em 2010, de um Plano de Carreira, que criou uma estrutura hierárquica na corporação, com remuneração específica, o que não existia anteriormente, formada pelos cargos de Coordenador, Inspetor, Sub-Inspetor, Classe Distinta, Classe Especial, 1ª Classe, 2ª Classe, 3ª Classe. O plano também cria todos os mecanismos de avaliação dos profissionais, que passam a ter uma carreira a ser cumprida dentro da corporação. (LS)