IBAM e Eletrobrás entregam prêmio de eficiência energética para Mogi das Cruzes

Terça-feira, 25 de Outubro de 2011

IBAM e Eletrobrás entregam prêmio de eficiência energética para Mogi das Cruzes

O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira recebeu em Goiânia o prêmio dado à Mogi das Cruzes de Cidade Eficiente em Energia Elétrica

O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, José Antonio Cuco Pereira, e os secretários municipais de Obras, Walter Zago, e de Transportes, Carlos Nakaharada, receberam nesta terça-feira (25/10), em solenidade realizada na cidade de Goiânia, o prêmio Cidade Eficiente em Energia Elétrica, oferecido pela Eletrobrás e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). O município foi premiado na categoria Iluminação Pública, concorrendo com mais de 200 cidades de todo o País.

“É uma honra muito grande poder estar aqui em Goiânia recebendo em prêmio em nome do prefeito Marco Bertaiolli. Mogi das Cruzes fez um amplo programa, o “Ilumina Mogi, para melhorar a eficiência da iluminação pública e economizar recursos públicos e, ao mesmo tempo, acrescentar às condições de segurança da população, pois uma cidade mais bem iluminada facilita muito o trabalho das polícias”, destacou Cuco.

O superintendente do IBAM, Paulo Timm, salientou que o prêmio prestigia as boas políticas desenvolvidas pelas administrações públicas para combater o desperdício de energia e, mais do que isso, que o exemplo de cidades como Mogi das Cruzes e das demais vencedoras deve ser difundido em todo o País.

“Sem dúvida, os programas aqui apresentados devem ser difundidos para outras cidades brasileiras. O aperfeiçoamento dos serviços públicos com a busca do desenvolvimento sustentável e o combate ao desperdício, para que os recursos públicos possam ser melhor
aplicados, é uma das metas do IBAM”, assegurou Paulo Timm.

O assessor técnico da Eletrobrás, Luís Fernando Martins, lembrou que a premiação acontece num momento propício, em que o mundo discute as mudanças climáticas na terra e o uso eficiente da energia elétrica. “Este prêmio é um reconhecimento às cidades que se esforçaram para desenvolver políticas públicas eficientes e sustentáveis”.

Para Marcos Scarpa, gestor executivo de Poder Público e Grandes Clientes da EDP Bandeirantes, a Prefeitura e a empresa possuem os mesmos objetivos, que é promover o consumo eficiente da energia elétrica. “O grande benefício é que a melhor utilização da energia elétrica reduz a demanda de energia no horário de pico, melhora a iluminação, possibilita uma economia considerável de recursos públicos, que podem ser aplicados na ampliação do sistema em toda a cidade, o que está diretamente ligado à segurança pública”.

Projetos
Mogi das Cruzes foi premiada graças ao Programa Ilumina Mogi, desenvolvido em parceria com a concessionária de energia elétrica EDP Bandeirantes. A iniciativa consistiu na substituição de 10.202 lâmpadas de mercúrio por modelos mais eficientes e econômicos, além da modernização dos semáforos da cidade, que tiveram todas as suas quase 2 mil lâmpadas normais substituídas por leds, que melhoram a visibilidade e a segurança dos motoristas. “Com essas iniciativas, a Prefeitura vai economizar cerca de R$ 1,2 milhão por ano, que poderão ser aplicados em outros setores essenciais”, explica o secretário de Obras, Walter Zago.

Outras cidades premiadas
Na categoria prédios públicos a cidade premiada foi Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, enquanto que na categoria Educação venceu Timon, no Maranhão. O prêmio destaque em Promoção dos Conceitos de Eficiência Energética foi para Tucurui, no Pará. Na categoria Saneamento, a cidade vencedora foi Pelotas, no Rio Grande do Sul.(LS)