AME inicia atendimento aos pacientes no próximo dia 5 de março

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012

AME inicia atendimento aos pacientes no próximo dia 5 de março

Prefeito Marco Bertaiolli explicou nesta sexta-feira que o Ambulatório Médico de Especialidades atenderá pacientes de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Biritiba Mirim

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes, instalado no Jardim Santista, iniciará atendimento no próximo dia 5 de março. A data foi confirmada pelo prefeito Marco Bertaiolli, nesta sexta-feira (24/2), durante uma visita realizada à nova unidade, acompanhado do secretário adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Pela manhã, o chefe do Executivo esteve reunido com equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde e da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, organização social que será responsável pelo gerenciamento da nova unidade e que também administra o Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar.

No encontro, Bertaiolli esclareceu todas as dúvidas que ainda restavam sobre o funcionamento da nova unidade. “No dia 5 de março, segunda-feira, todas as instalações estarão prontas para o início do atendimento ao público. Na próxima semana será feito o agendamento das consultas para que os primeiros atendimentos sejam realizados no novo equipamento”, informou. O AME é um equipamento do Governo do Estado que, em Mogi das Cruzes, está instalado num imóvel que foi totalmente reformado e adaptado pela Prefeitura. Mensalmente, serão realizados mais de 10 mil procedimentos, considerando o prazo inicial de implantação, estimado em torno de 90 dias.

Além de Mogi das Cruzes, o novo AME atenderá pacientes de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Biritiba Mirim. Os municípios de Itaquaquecetuba e Guarulhos estão fora porque já são atendidos em outras unidades do Estado. “Existe a possibilidade do AME de Mogi das Cruzes também atender pacientes de Guararema e Arujá, mas esta decisão será levada para análise do Colegiado Gestor”, informou o prefeito.

Bertaiolli revelou, ainda, quais especialidades serão oferecidas inicialmente pelo novo equipamento: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia. “Algumas especialidades poderão ser implantadas posteriormente ou até diminuídas, dependendo da necessidade, que será avaliada de acordo com o demanda inicial e com o perfil da nossa região. Há, por exemplo, previsão de ortopedia, mas já temos esta especialidade na Santa Casa, então seria mais interessante que o AME oferecesse gastroenterologia, área para a qual não temos referência no momento”, explicou o prefeito.

O AME oferecerá sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e outros procedimentos complementares. No total, deverá realizará 16 mil atendimentos não médicos e 80 pequenas cirurgias por mês. Entre os exames que serão oferecidos estão eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, nasofibroscopia, eletroencefalograma, eletroneuromiografia. Numa segunda fase, serão disponibilizados também exames de endoscopia e colonoscopia, além de todos os tipos de ultrassonografia e radiologia. “Como todo grande serviço, é natural que o AME inicie o atendimento de forma gradativa, como estamos fazendo com a Única (Unidade Clínica Ambulatorial inaugurada no início de fevereiro em Jundiapeba)”, completou.
FUNDO SOCIAL

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.