Recicla Mogi entra na 2ª fase e lança cartilhas para alunos da rede municipal

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2013

Recicla Mogi entra na 2ª fase e lança cartilhas para alunos da rede municipal

Segunda fase do Programa Recicla Mogi foi lançada no Cemforpe e incluirá a distribuição de cartilhas para os alunos da rede municipal de ensino

O Programa Recicla Mogi iniciou a segunda etapa de coleta nesta segunda-feira (02/09) e agora atende 17 bairros de Mogi das Cruzes. O início da nova etapa de trabalho ocorreu nesta segunda-feira (02/09), durante evento realizado no Cemforpe, e incluiu também o lançamento da cartilha "O dia em que a nossa turma aprendeu a usar superpoderes", que será distribuída na rede municipal e terá três modelos – para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e para os professores.

O prefeito Marco Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, e do vice José Antonio Cuco Pereira, participou do evento e destacou os bons resultados do Recicla Mogi até o momento: “Fizemos uma parceria com Toyama e estamos evoluindo rapidamente na questão da reciclagem. Agora queremos que as crianças nos ajudam, atuando como multiplicadores e aprendendo desde cedo a importância da separação do lixo. Além disso, estamos ampliando gradativamente o número de bairros atendidos pelo programa e teremos mais uma usina de triagem na cidade”, disse, acrescentando que a Prefeitura também vem estudando áreas para a instalação de quatro novos ecopontos.

Os 11 novos bairros atendidos pelo Recicla Mogi são a Vila Brasileira, Jardim Esperança, Parque Olímpico, Vila Municipal, Loteamento Alvorada, Vila Melchizedec, Vila Bela Vista, Jardim Primavera, Vila Oropó (perto da Brasitânia), Jardim Rubi e Cidade Jardim. A região terá coleta às quintas e sábados, das 7h às 14h, sendo que a primeira terá início na próxima quinta-feira, dia 5.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, lembra que os 11 bairros desta nova fase se somarão aos seis da primeira fase (Jardim Maricá, Rodeio, Ponte Grande, Residencial Itapety, Aruã e Jardim Aracy). Na região do primeiro trecho (Rodeio), o caminhão continuará passando às segundas e sextas, das 7h às 14h. Vale lembrar que, na primeira região, Recicla Mogi aumentou a coleta seletiva de 24,2 toneladas no dia 7 de junho, quando começou a percorrer os bairros, para 71 toneladas em julho.

O Recicla Mogi tem um caminhão próprio, personalizado e com a cor laranja, assim como os uniformes dos funcionários que fazem a coleta. Além disso, a Prefeitura distribuirá 40 mil sacos transparentes aos moradores – eles serão usados para acondicionar o lixo seco, que pode ser reciclado, e ajudam a diferenciar o material no momento da coleta.

Parceria com as crianças

A parceria com as crianças será fundamental no crescimento do programa. Nesta segunda-feira, o Cemforpe recebeu cerca de 500 crianças da rede municipal, que assistiram a uma apresentação de teatro que mostrou como será a cartilha.

A secretária municipal de Educação, Rose Roggero, explicou que todo o trabalho pedagógico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e mostra as aventuras dos dos super-heróis Super-Reciclar, Madame Reutilizar, Capitão Reduzir e Cata-Lata, que ensinam as crianças e os jovens sobre a importância de ações como a redução da produção de lixo e a importância de conceitos como a reutilização e a reciclagem. Eles combatem o vilão Kid Moscão.

O diretor do Centro de Meio Ambiente de Toyama, Tsutomu Kitano, que está em Mogi como parte do programa de cooperação entre as duas cidades, participou do evento e destacou a importância do envolvimento das crianças no programa: “É muito bonito ver essa participação. Em Toyama, as crianças aprendem desde cedo a importância da reciclagem e isso é muito positivo”, disse.

As cartilhas serão distribuídas nas escolas e o processo de divulgação do programa conta também com distribuição de panfletos em estabelecimentos comerciais e residências da região. O objetivo é que o maior número possível de pessoas participe do Recicla Mogi. (MAS)