Prefeitura muda linhas de ônibus para melhorar atendimento ao público

Segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Prefeitura muda linhas de ônibus para melhorar atendimento ao público

Medidas buscam melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo oferecido à população, diminuindo o índice de atraso e distribuindo melhor os horários

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá, a partir desta quarta-feira (01/07), alterações nas linhas de ônibus que atendem o Rodeio, Vila da Prata, Vila Moraes, Residencial Cocuera e Vila Natal. As medidas buscam melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo oferecido à população desses bairros, diminuindo o índice de atraso dos ônibus e fazendo uma melhor distribuição dos horários em que os veículos passam pelos locais.

Com as alterações, as linhas 204 (Conjunto são Sebastião – Vila da Prata – Rodeio), 207 (Vila Moraes – Rodeio via Mogilar) e 208 (Vila da Prata – Vila Natal) deixam de existir. Porém, serão reforçados as outras linhas que já circulam por estas localidades. Os veículos que operavam nestes trajetos serão incorporados nas linhas que servem diretamente a ligação dos terminais, na região central, com os bairros, aumentando o número de viagens e diminuindo o intervalo de passagem entre um ônibus e outro.

“Essas medidas fazem parte do trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Secretaria para readequação do serviço de transporte coletivo para a população da cidade. Estas alterações têm os mesmos moldes da ocorrida com o desmembramento da linha 201 e a conseqüente criação de linhas para servir as regiões da Vila Suíssa e do Jardim Aeroporto, que tiveram um grande sucesso”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.

Outro ponto positivo das medidas que começarão a valer nesta quarta-feira (01/07/2009) é a possibilidade de acabar com a concentração de ônibus de um corredor em um determinado horário. “Com uma melhor distribuição dos horários, não deverá ocorrer a situação de vários ônibus passarem quase ao mesmo tempo por um corredor e depois o passageiro ter de esperar um longo tempo até que outros passem”, destacou Nakaharada.

Para informar os passageiros, funcionários da Secretaria de Transportes estão distribuindo informativos que explicam as mudanças e trazem os novos horários para as linhas.

As mudanças

Para atender os moradores da Vila da Prata e do Conjunto São Sebastião, a linha 019 (Conjunto São Sebastião via São João) ganhará mais cinco ônibus, terá intervalo de 10 minutos em horários de pico e de 15 minutos no demais. O ponto final da linha na região central também passará a ser o Terminal Mogilar (Clique aqui para mais informações).

“Para que ninguém seja prejudicado, a linha fará itinerários por diferentes corredores, dependendo do horário. Assim, alguns ônibus passarão pela rua São João e outros pela avenida Brasil. Os corredores são diferentes, mas o destino é o mesmo”, explicou a diretora de Transportes, Miriam Carrasco Benites.

Já no caso dos moradores do Rodeio, o bairro será atendido pela linha 021 (Rodeio), que ganhou mais ônibus e terá intervalo médio de 10 minutos. Para fazer o atendimento aos usuários, a linha terá horários intercalados dos percursos pela rua Cabo Diogo Oliver e pela avenida Antônio de Almeida, chegando ao bairro pela ponte Ângelo Albiero Filho. O itinerário também terá ponto final no Terminal Mogilar (Clique aqui para mais informações).

Os moradores do Residencial Cocuera e da Vila Natal terão o reforço de dois ônibus na linha 027 (Conjunto Residencial Cocuera via Jardim Nova União), que passará a ter um horário circulando pela rua Coronel Cardoso de Siqueira e outro pela Vila Natal (Clique aqui para mais informações).

“Com esta alteração, a linha 027 também passará pelo Terminal Mogilar, uma antiga reivindicação dos moradores do Residencial Cocuera, que agora é possível atender”, destacou Miriam.

A última alteração refere-se ao atendimento à Vila Moraes, que passará a ser feito pela linha 031 (Terminal Mogilar – Vila Moraes), que foi criada. Ela atenderá também os usuários da Fazenda Cuiabá em seis horários durante o dia e também a Granja Nagao, nos horários que já são previstos atualmente. Além disso, os moradores também continuam sendo atendidos pelas linhas 104 (Terminal Mogilar – Taiaçupeba), 105, 106, 118 e 119, que utilizam o corredor da rodovia Mogi-Bertioga (
Clique aqui para mais informações
).

Mais informações sobre as alterações podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 30 194. (LM)
FUNDO SOCIAL

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.