Mercado do Produtor ganha atacado de peixes ornamentais nesta sexta

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Mercado do Produtor ganha atacado de peixes ornamentais nesta sexta

Secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Nagao, mostra peixe ornamental que será vendido em Mogi: adesão dos criadores e comerciantes foi grande

A partir desta sexta-feira (14/08), Mogi das Cruzes sediará semanalmente, um dos maiores espaços de venda por atacado de peixes ornamentais, acessórios e plantas da Região Metropolitana de São Paulo. Aproximadamente 50 expositores vão ocupar uma área de 700 metros quadrados no Mercado do Produtor, no bairro do Mogilar. A abertura oficial será às 16 horas.

“As perspectivas são muito positivas, pois a adesão dos criadores e comerciantes à nossa idéia foi muito grande. Todas as vagas disponíveis estão preenchidas e temos 20 pessoas na fila de espera, querendo vender seus produtos em Mogi”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Nagao.

Ele explica que a feira será voltada principalmente para empresas como lojas de animais, que comercializam os peixes, e pesque-pagues, interessados na compra de alevinos (filhotes): “Também teremos empresas especializadas em produtos para criadores e aquários. Para o consumidor final, não será interessante a compra porque os criadores vendem em quantidades mínimas, que só interessam às empresas do setor”.

A ação, segundo o secretário, faz parte do programa para revitalizar, gradativamente, o Mercado do Produtor. “Quando falamos em revitalização, não estamos nos referindo apenas à questão física, mas também na profissionalização do comerciantes, que estão reformando seus boxes, na melhoria da limpeza e na ampliação do mix de produtos”, assinalou Nagao, estimando que a venda de peixes pode gerar mais de 100 empregos.

Para os expositores, a vantagem de Mogi em relação ao município de Guarulhos, onde ocorre outra grande feira de peixes ornamentais, é a localização da cidade e o fácil acesso. Com isso, além dos produtores da região, estão confirmados expositores de vários municípios da Grande São Paulo, que apostam no mercado atacadista de Mogi das Cruzes para conquistar clientes da Região Metropolitana, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

“A logística é um dos grande diferenciais de nossa cidade. Além disso, a Prefeitura fechou parceiras com a Fatec Mogi para atender aos produtores rurais, informando sobre formas de criação e mesmo regularização junto ao Ibama para aqueles que ainda têm alguma pendência”, detalhou o secretário. Além da faculdade estadual, são parceiros da Prefeitura no projeto o Sindicato Rural e a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio de seu escritório regional. (MAS)
OBRAS

Duplicação do trecho urbano da Mogi-Guararema aumenta a segurança de motoristas.

Mais Vídeos