Alunos visitam as obras de construção do Parque da Cidade

Secretaria de Obras

18 de novembro de 2016

Alunos e professores do 5º ano da Escola Estadual Professora Sueli Oliveira Silva Martins, do Parque Morumbi, visitaram, na manhã desta sexta-feira (18/11), as obras do Parque da Cidade. Acompanhados do secretário municipal de Obras, Cláudio de Faria Rodrigues, e da secretária-adjunta, Rita Pomares, os estudantes conheceram algumas das estruturas do futuro espaço de lazer e cultura que está sendo construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A ideia da visita surgiu após discussões promovidas em sala de aula sobre notícias publicadas a respeito da construção do novo parque e as estruturas que serão disponibilizadas à população. O objetivo era que os alunos pudessem ver na prática o que está sendo construído. "Este é um parque que poderá ser utilizado por todas as idades, desde as crianças até os idosos e por moradores de toda a cidade. Mogi das Cruzes é uma cidade bastante urbanizada e que necessita de áreas de lazer, como esta", destacou Rodrigues. O secretário explicou aos alunos e professores o projeto do Parque da Cidade, onde estará cada uma das atrações e também como poderão ser usadas. Além disso, os visitantes conheceram algumas áreas do espaço, como o espelho de água que ficará logo na entrada, a praça de integração, que contará com Academia da Terceira Idade e playground, e o teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade. "Achei a atividade ótima. Fomos muito bem recebidos e as crianças estão gostando. É uma aula fora da sala. Nossa intenção, com as discussões das notícias e ouvindo todas as partes não é ser a favor de um ou de outro, mas sim fazer desses alunos pessoas conscientes", disse a professora Márcia Cristina Santoro. O Parque da Cidade possui área total de 85 mil metros quadrados e as obras estão cerca de 75% concluídas. A previsão é que a entrega aconteça em dezembro. O espaço terá entradas pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente a praça Deputado Paulo Kobayashi, e pela rua Francisco Affonso de Mello. O projeto desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake conta com espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade, churrasqueiras, dois campos de futebol society, pista de caminhada com 1.200 metros de extensão, duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de basquete (modalidade streetball) e pavilhão esportivo para atividades como tênis de mesa, xadrez e judô. O muro que existe atualmente cercando o terreno na avenida Jardelina de Almeida Lopes será substituído por gradil e recuado para permitir o estacionamento de veículos em 45 graus. O mesmo procedimento será feito no alinhamento da praça Deputado Paulo Kobayashi. Com isso e as vagas existentes no interior do parque, será ampliada a capacidade para receber os veículos dos frequentadores. Para os ciclistas, está previsto um espaço com capacidade para 200 bicicletas. O Parque da Cidade será o quinto parque municipal de Mogi das Cruzes e o segundo entregue pela atual administração, ao lado do parque Botyra Camorim Gatti, que foi revitalizado em 2010. Além disso, em 2011, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello foi reaberto ao público. O município também conta com os parques Centenário, no distrito de Cezar de Souza, e Leon Feffer, em Braz Cubas. (LM)