4º Festival de Verão de Mogi das Cruzes começa no dia 19 de janeiro

Secretaria de Cultura

05 de janeiro de 2017

No próximo dia 19 de janeiro terá início a programação oficial do 4º Festival de Verão de Mogi da Cruzes. O evento, que se estende até o dia 29 de janeiro, reúne atrações de diferentes segmentos culturais, com destaque para música, cinema, teatro, dança e fotografia. O festival será realizado dentro de espaços culturais do município, como Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Theatro Vasques, Terminal Central e Centro de Artes e Esporte Unificado - o CEU das Artes, na Vila Nova União. Todos os eventos têm entrada gratuita. Veja a programação completa "O Festival de Verão deste ano chega com um modelo diferente de anos anteriores. Em virtude do difícil momento econômico e a necessidade de cortarmos gastos, optamos por fazer um Festival dentro dos espaços culturais que já temos, o que dispensa gastos com montagem de palcos e estrutura e, na programação, temos atividades e artistas locais", explica o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, complementando que, desta maneira, o Festival de Verão deste ano será realizado com custo zero para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Uma dos destaques da programação será o lançamento de CDs de artistas que fizeram suas gravações no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). É mais uma oportunidade, portanto, para os artistas locais, que já foram contemplados com a gravação gratuita de suas obras. Assim, serão lançados dentro da programação do Festival os CDs "Brega Sim, Trash Não", de Carlos Mello, "Espelho", do Topsy Turvy, "Amarantos", de Dani Dias e "Caipirerê", de Paulo Henrique (PH). O festival também vai contar com a apresentação de corpos permanentes da Prefeitura de Mogi das Cruzes, como o Quarteto de Cordas e o Quinteto de Metais, que fazem parte do projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Além disso, os amantes da sétima arte poderão conferir uma mostra de curtas-metragens, que será realizada no dia 20 de janeiro, no Centro Cultural. O teatro infantil, que já faz parte da programação permanente do Centro Cultural, sempre aos domingos, às 11 horas, também entra na programação do Festival de Verão, com duas apresentações: no dia 22 de janeiro a Cia. Clara Trupi de Ovos y Assovios, apresenta o teatro infantil "Nuviô ou quero cê balão" e, no dia 29, a Cia. Tearts lança o projeto especial "O Pequeno Príncipe". Oficinas e Artes Visuais Algumas atrações do Festival, que não são apresentações pontuais, já estão em andamento. É o caso, por exemplo, das Oficinas de Férias do CEU das Artes, que tiveram início nesta semana. São diversas aulas e práticas de modalidades esportivas e culturais, todas com participação gratuita. A grade inclui zumba, ginásticas variadas, futsal feminino, step, recreação, jogos de tabuleiro, treinamento de vôlei, danças urbanas, artesanato em jornal, violão e percussão, coral, pintura em pano de prato, flauta, cinema, além da quadra do espaço, que fica disponível, com horários para basquete, vôlei e futsal livre. Os interessados podem ligar no 4725-4398. Outra ação não pontual do Festival de Verão e que já terá início neste domingo são as mostras de artes visuais. A primeira será a exposição Monte Fuji, que será realizada no Casarão do Chá, das 9h às 17, por oito domingos consecutivos, encerrando-se, portanto, no dia 26 de fevereiro. Já entre os dias 15 de janeiro e 5 de fevereiro, o Centro Cultural recebe a mostra Nando - 3D Now!, que ficará aberta para visitação de terça a domingo. De 16 de janeiro a 13 de de fevereiro, por fim, estará aberta a mostra fotográfica Eu Grito, no hall do Terminal Central. Trata-se de uma mostra coletiva dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).