Mogi participa de encontro de gestores de saúde com ministro e governador

10 de janeiro de 2017

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, participou nesta manhã de terça-feira (10/01), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, do encontro "Reflexão sobre ações de saúde", apresentado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, com a presença do governador Geraldo Alckmin, e de gestores de saúde de todo o Estado. Durante o evento, o ministro anunciou a liberação de recursos para o custeio de serviços dos municípios que estavam em funcionamento sem contrapartida federal, como aconteceu com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, habilitada no final do ano passado, quase dois anos depois de entrar em funcionamento. A UTI do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no Distrito de Braz Cubas, recebeu a Habilitação do Ministério da Saúde em 29 de dezembro, o que representa um repasse de R$ 1.397.862,40 por ano para a unidade, recurso do Governo Federal para o Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. A UTI, no entanto, está em funcionamento desde abril de 2015 com recursos próprios. "Esperamos agora pela habilitação da UPA do Oropó, entregue no final do ano passado e em pleno funcionamento, inclusive com uma Base do Samu", afirmou o secretário Marcello Cusatis. À tarde, Cusatis recebeu duas novas ambulâncias para o Cresamu - Consórcio Regional do Samu. No total, o Estado de São Paulo está recebendo um aporte de R$ 194 milhões do Ministério da Saúde para ampliação do atendimento de serviços de saúde à população. "Firmamos convênios com o Ministério da Saúde para a habilitação dos serviços que já estão funcionando, como leitos de UTI e credenciamento de novos serviços", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Isso é muito importante porque o Estado ou as prefeituras vinham bancando grande parte desses serviços e passam agora a receber recursos do SUS", disse. No final do ano passado, o Governo do Estado também renovou o convênio para custeio do Hospital Municipal no valor de R$ 25.200.000,00, válido para os próximos três anos (2017/2018/2019). Destinação Os recursos serão utilizados para credenciamento de novos leitos, incluindo os de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), programa como a Rede Cegonha, Viver Sem Limite, Rede de Atenção Psicossocial (CAPs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).