10º Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes será neste sábado

Secretaria de Cultura

13 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Neste sábado (16/06), a Secretaria Municipal de Educação (Departamento Pedagógico), em interface com a Secretaria Municipal de Cultura (Projeto Canarinhos do Itapety), promove o 10º Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes. O evento acontecerá das 12h às 18h30, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE) e terá como atividade o workshop “Caminhos para a Musicalização Infantojuvenil”, com o renomado maestro Marcelo Recski.

O evento tem como público-alvo profissionais da edução, como professores de educação infantil e ensino fundamental, professores de artes e música, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e equipe gestora, além de regentes, coralistas e demais interessados no segmento de canto coral de todo o território nacional. As inscrições foram realizadas por meio de formulário online e já estão encerradas.

Foram ao todo 154 inscritos, de 20 municípios: Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Itaim Paulista, Itupeva, Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Pirassununga, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Santo André, São José dos Campos, São Paulo, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelo, Guarulhos e Várzea Paulista.

O objetivo do encontro é aprimorar técnicas de musicalização infantojuvenil e canto coral, proporcionando crescimento técnico, intercâmbio cultural e troca de experiências entre os profissionais do segmento. O evento também integra o programa Música na Rede – Canto Coral nas Escolas, desenvolvido pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, na linha de trabalho do projeto Canarinhos do Itapety.

Durante o workshop, serão abordados os seguintes temas: Musicalização Infantojuvenil - Brincadeiras Musicais na Prática Pedagógica; Coro Cênico - O Canto em Movimento; Etapas para a preparação do Coral - Técnica Vocal; Criatividade no Canto Coral (dinâmica, adereços, posicionamento, expressão, movimentação em palco); Técnicas de regência / Divisão de Vozes; Repertório / partituras para Coro Infantil e Juvenil, entre outros temas trazidos pelo palestrante convidado.

Ao longo de seus 10 anos, o evento já contou com a participação de profissionais renomados do segmento canto coral, como Reynaldo Puebla, Ana Yara Campos, Marcelo Recski, Mara Campos e Regina Kinjo e atraiu 2.646 participantes, advindos de municípios de todo o território nacional. 

Mais informações podem obtidas com a comissão organizadora, nos e-mails canarinhosdoitapety@hotmail.com e enysato@se-pmmc.com.br ou nos telefones 4721-1281 e 4725-3393.

O auditório do CEMFORPE, onde o workshop será relizado, fica na rua Antenor Leite da Cunha, número 55, na Vila Nova Mogilar.

Programação:

11h30 às 12h: Recepção / Entrega de material
12h00 às 12h15: Abertura
12h15 às 14h15: Workshop Parte I
14h15 às 14h30: Intervalo
14h30 às 16h30: Workshop Parte II
16h30 às 16h45: Intervalo
16h45 às 18h45: Workshop Parte III
18h45: Avaliação / Entrega de Certificados

Maestro convidado: Marcelo Recski: Seus arranjos são apresentados por corais de todo o Brasil. Mestrando em Regência na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação do Dr. Marco Antônio da Silva Ramos, é graduado pela mesma instituição nos cursos de Regência e Licenciatura em Música. Tem experiência docente de mais de 30 anos em Conservatórios e Escolas Livres de Música, bem como na rede de ensino, sendo coautor do método de ensino de Educação Musical do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Júnior. Como Regente e Arranjador, fundou e dirigiu vários grupos, atuando como cantor e monitor em renomados Corais, Madrigais e Grupos Vocais de São Paulo. Atualmente, dirige o Madrigal Feminino Z'Encanto, Coro Masculino de Alumínio - CMA (Alumínio-SP), o Coral Luminare, Coral Nossa Casa e os grupos vocais Máfia Sonora, Rock'N'Voice (www.facebook.com/RocknVoice) e Canto Ma Non Presto (www.facebook.com/cantomanonpresto). Foi instrutor do Centro Experimental de Música (CE M) do SESC Consolação, onde também atuou como co-diretor musical do espetáculo 'Pedro Paulo - Violas e Causos'(2007) do violeiro Paulo Freire. Foi Diretor Musical de "Paisagem Paulistana", de Rogério Favoretto - espetáculo musical inspirado na obra de Paulo Vanzolini - que teve temporada em de 2004 no SESC Itaquera (SP). Ministrou oficinas e cursos, dentre os quais, no Projeto Canta São Paulo, para professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e no curso de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Produziu o CD "Santos e Santas de Deus" lançado pela gravadora PAULUS em 2006, além da produção de 5 CDs anexados à Coleção intitulada 'Perto de Mim' lançada em 2014 pela Editora espanhola Santa Maria (SM). Sua última produção fonogr&aacut e;fica foi 'SOM NA CABEÇA' do grupo vocal Canto Ma Non Presto, lançado em 04 de maio deste ano. Cumpre o terceiro mandato na presidência da ARCI (Associação de Regentes e Corais Infantis) (www.arci.org.br), cujos objetivos são de promover conscientização e qualificação dos profissionais que acreditam no Canto Coral como meio de educação, formação musical, cultural e artística. Criou e ainda produz eventos, tais como a Mostra Vocal (Encontro entre Corais e Grupos Vocais de todo o Brasil - atualmente na 10 Edições), do Sampa Vocal (Apresentações e workshops de Grupos Vocais - 7 Edições), Enco ntros Vocais (dois grupos vocais - brasileiros e/ou estrangeiros - se apresentam no mesmo espetáculo - 4 Edições), Seminário Cena Vocal (http://cenavocal.blogspot.com.br - 3 Edições) e Cruzeiro Vocal (http://cruzeirovocal.blogspot.com.br - 2 Edições). É sócio gerente da D&A - Diversão & Arte Eventos Culturais Ltda (www.diversaoarte.com.br), que tem como missão incrementar e democratizar a vida cultural, produzindo eventos que tenham alguma conotação educativa.

Alimentação/ Vestuário: Não há pontos de venda de alimentação, no local do evento. Será servido café simples, em dois intervalos. Sugerimos aos cursistas alimentação leve e roupas leves (para movimentação em palco).