3º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes será aberto neste sábado

Secretaria de Cultura

22 de novembro de 2016

Às 20 horas deste sábado (26/11) será aberto, na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural, o 3º Salão de Artes de Mogi das Cruzes. Durante a abertura, os artistas que tiveram suas obras selecionadas para compôr a mostra serão homenageados com medalhas, menções honrosas e também prêmios em dinheiro. A exposição, que conta com 28 trabalhos no total, sendo oito acadêmicos e 20 contemporâneos, ficará aberta para visitação do público até o dia 7 de janeiro de 2017. A entrada é totalmente gratuita. O Salão de Artes deste ano presta homenagem ao artista plástico Darcy Cruz, que é natural de Avaí - SP e chegou a Mogi das Cruzes na década de 1950. No município, ele participou de todos os movimentos artísticos, sempre se destacando como pintor "Naif". Autodidata, buscava conhecimento ao analisar por horas obras de artistas nas mais diversas galerias que frequentava. Darcy traduzia em cores todo o folclore regional, desde as festas religiosas até os grupos de arte popular. O pintor primitivista faleceu em 5 de fevereiro de 2007, deixando valiosos registros para a cidade. A exemplo do que já foi feito em edições passadas, o Salão de Artes 2016 se divide entre obras acadêmicas e contemporâneas. Por conceito, a arte acadêmica é aquela que busca seguir com mais rigor às regras formais, estéticas e técnicas das escolas europeias dos séculos XV a XIX. Já o contemporâneo é mais livre, abraça diversos estilos, técnicas, escolas e materiais e busca retratar principalmente conceitos e atitudes, indo além do concreto. Neste ano, 44 artistas de todo o Brasil inscreveram 109 obras para participação no Salão de Artes de Mogi das Cruzes. Foram recebidas obras de três estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, sendo 41 do Estado de São Paulo, mais especificamente das cidades de Mogi das Cruzes, São Paulo, São Bernardo do Campo, Suzano, Jandira, Ubatuba, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos, Biritiba Mirim, Bauru, Ribeirão Pires, Americana, Itápolis e Itaquaquecetuba. Após análise documental, que ficou a cargo da Comissão Técnica de Habilitação, composta por membros da Secretaria Municipal de Cultura, as obras foram para a análise da Comissão Julgadora de Pré-Seleção e Classificação, composta por profissionais liberais e pessoas com reconhecido conhecimento e/ou atuação no segmento das artes plásticas. Foi esta comissão que selecionou todas as obras que compõem o Salão de Artes e também as primeiras colocadas, que serão homenageadas na solenidade de abertura. Os primeiros, segundos e terceiros colocados nas categorias Acadêmico e Contemporâneo, mais o 4º colocado de cada uma - chamado menção honrosa, receberão medalhas. Os três primeiros colocados em cada uma das categorias receberão também premiação em dinheiro e todos os artistas com obras na mostra receberão certificado de participação. A Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri fica no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Ela já recebe, desde o último dia 16, a Mostra Prêmio Darcy Cruz, que revela um pouco do artista plástico homenageado e dá início às atividades envolvendo o 3º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes. Esta mostra em específico se encerra nesta quarta-feira (23/11). O Centro Cultural de Mogi das Cruzes funciona de terça a quinta-feira das 8h às 18h, às sextas-feiras e sábados das 8h às 22h e aos domingos das 10h às 14h. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)