4ª edição do projeto “Pequenos no Vasques” acontece nesta terça-feira (11/06)

10 de junho de 2019
O repertório do espetáculo mostrará a evolução dos alunos, com improvisos e uma seleção de músicas bem diversificadas (Guilherme Berti/PMMC)

A Secretaria Municipal de Educação, promove, nesta terça-feira (11/06), a 4ª edição da série de concertos “Os Pequenos no Vasques”, que será realizada às 20h, no Theatro Vasques. Participarão duas bandas do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”: do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Doutora Ruth Cardoso, e da Escola Municipal Professora Guiomar Pinheiro Franco.

O repertório mostrará a evolução dos alunos, com improvisos e uma seleção de músicas bem diversificadas, de Carrossel a Beethoven. Outro destaque será a música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

Em 2011, a Prefeitura de Mogi das Cruzes viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, o que resultou na criação do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”.

Ao longo dos anos, o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, passou por uma expansão. Atualmente, cerca de 11 mil crianças e jovens participam das aulas, distribuídos em 16 bandas escolares e de nível avançado e pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Desde 2017, por meio de um chamamento público realizado pela Prefeitura, a Sinfônica de Mogi das Cruzes está gerenciando o projeto, em parceria com a Secretaria de Educação. Por parte da Sinfônica, a coordenação-geral está sob responsabilidade do maestro Lelis Gerson, que também atua como regente da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

A sinfônica é uma entidade sem fins lucrativos e atuante desde 2003 em solo mogiano. Atualmente, realiza o gerenciamento de diversos projetos musicais das secretarias municipais de Cultura e Educação, atendendo mais de 11 mil pessoas, dentre crianças, jovens e adultos, que participam da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, do projeto “Pequenos Músicos, e de aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com cameratas, do projeto “Novos Olhares” e do coral Canarinhos do Itapety.

O Theatro Vasques fica na rua Dr. Correa, 515 – Centro, e a entrada para o espetáculo será gratuita.