6º Encontro dos Conselhos Escolares de Mogi das Cruzes será nesta quarta-feira no Cemforpe

18 de setembro de 2017
Esta é a sexta edição consecutiva do evento, que reúne representantes dos Conselhos de Escolas da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. O palestrante será Cesar Callegari. (Foto: Ney Sar . . .

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes realizará nesta quarta-feira (20/09), às 18h30, o 6º Encontro dos Conselheiros Escolares de Mogi das Cruzes, no auditório do Cemforpe. O palestrante será Cesar Callegari, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada – IBSA e membro do Conselho Nacional de Educação, onde preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro é realizado com apoio do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares da cidade.

Realizado pelo sexto ano consecutivo, o evento promove um diálogo que possibilita a participação mais plena e ativa dos conselheiros. Participam pais, responsáveis e educadores que integram os Conselhos de Escola da rede municipal de ensino. “O Conselho de Escola é um colegiado fundamental na gestão democrática das escolas. Temos conselhos bem ativos e nosso objetivo é que todos participem cada dia mais do cotidiano das escolas”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

A abertura do encontro será com a Banda Sinfônica Escolar e do projeto de balé da EM Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá. O evento tem um caráter formativo e nos anos anteriores trouxe experiências de sucesso de gestão democrática das escolas. O Conselho Escolar é um organismo de articulação entre a escola e a sociedade, formado por representantes da comunidade escolar e representa uma instância privilegiada de discussão. Mogi das Cruzes tem sido referência para outras cidades no trabalho realizado junto aos conselhos escolares.

Cesar Callegari é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como deputado estadual em São Paulo teve seus dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública. (Kelli Correa Brito)