Abastecimento será interrompido no domingo (18) para adequações em estação do Semae

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

15 de fevereiro de 2018
Linha de recalque construída na Avenida Engenheiro Miguel Gemma integra sistema de bombeamento da Estação Bambuzal, no Conjunto Toyama 2 (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

No próximo domingo (18/02), a EDP Bandeirante suspenderá o fornecimento de energia da linha que serve à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, das 8h30 às 13h, para adequações elétricas em outro equipamento do Semae, a Estação Elevatória de Esgotos Bambuzal, no Conjunto Toyama 2 – o serviço é uma das etapas finais das obras de modernização da unidade de bombeamento de esgoto. Como consequência, o abastecimento também ficará interrompido nos bairros atendidos pela ETA Leste, nos distritos de Cezar de Souza e Sabaúna e parte da região do Rodeio. A previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado à noite.

Serão afetados os seguintes bairros (cerca de 19 mil ligações): Botujuru, Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva, Conjunto Residencial Cláudia, Conjunto Residencial Maricá, Jardim Bela Vista, Jardim Cíntia, Jardim das Bandeiras, Jardim Juliana, Jardim São Pedro, Loteamento João Paulo Arruda, Loteamento Morada do Sol, Loteamento Rio Acima (Vem Viver Mogi), Residencial Granja Anita, Residencial Fazenda Rodeio (Bella Cittá), Residencial Veredas, Sabaúna, Vila Andrade, Vila Horizonte, Vila Mathias, Vila Nova Aparecida, Vila Pauliceia, Vila São Paulo e Vila Suíssa.

A autarquia recomenda economia de água, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa d’água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado.

A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações pelo telefone 115.

Estações Elevatórias de Esgoto

As obras para reforma e modernização de três estações elevatórias de esgoto, realizadas pelo Semae, ampliarão em 71% a capacidade de atendimento dessas unidades, no total. Além da Bambuzal, no Conjunto Toyama 2, os serviços estão em fase final nas estações Dolores de Aquino, em Jundiapeba, e Oceania, no Jardim Aeroporto 2.

A vazão de esgoto bombeado para tratamento passará de 349 mil litros por hora para 600 mil litros por hora. Com isso, as estações estarão preparadas para atender uma população de 90 mil pessoas, 73% a mais que a atual (52 mil), em sua área de abrangência (distrito de Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Jardim Layr, Vila Nova União, Cocuera e Conjunto Toyama).

Pelo projeto, estão sendo feitas readequações estruturais, obras civis e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico, além da construção de linhas de recalque na Avenida Engenheiro Miguel Gemma (que integra o sistema de bombeamento da Estação Bambuzal), e entre a Estação Dolores de Aquino e o interceptor que conduz o esgoto para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Suzano.

As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto. Já a linha de recalque é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até uma unidade de tratamento. O investimento total é de R$ 3,1 milhões. (Julio Nogueira)