Acessuas Trabalho promove atividade especial com o grupo "Amigas da Tapioca"

14 de junho de 2019

O Acessuas Trabalho promove neste sábado (15/06) uma ação especial com o grupo de mulheres “Amigas da Tapioca” para fortalecer a convivência cooperativa visando a construção de autonomia para geração de emprego e renda. O encontro será realizado das 9 às 17 horas na Abecar, que fica na via Benedito Ferreira Lopes, km 2.

A atividade faz parte do Programa Conduz, que trabalha para a superação de vulnerabilidades por meio da inserção no mercado de trabalho, fortalecimento de habilidades e o despertar do empreendedorismo e autonomia dos usuários. “O Programa Conduz é uma marca da gestão do prefeito Marcus Melo que oferece uma série de serviços por meio de parcerias com o Fundo Social, Secretarias de Desenvolvimento, Agricultura, Educação, Sebrae, Sesc e a empresa Rinnai, entre outros”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva. A Assistência Social é responsável pela coordenação das ações.

No encontro, serão promovidas atividades de convivência e cooperação com as profissionais Ana Júlia e Francina Buonanotte, que realizarão dinâmicas de grupo e exercícios para despertar a convivência e a cooperação. Na sequência, será realizado o Círculo da Paz, com atividades para o resgate de histórias e resolução dos conflitos do grupo. A coordenadora do Conduz, Vera Suzart, abordará a importância do planejamento do futuro do grupo.

O evento será voltado para as famílias e contará com atividades recreativas, além de um almoço de confraternização.

História

O grupo de mulheres foi direcionado para ser atendido pelo Programa Acessuas Trabalho em abril de 2018 pelos profissionais do Cras do Jardim Layr. O equipamento já realizava o acompanhamento do grupo buscando a superação de vulnerabilidades sociais e a iniciativa somou esforços nesse desafio.

O programa realizou o ciclo de oficinas com as mulheres com enfoque no desenvolvimento de habilidades e busca por possibilidades de geração de trabalho e renda. O grupo trouxe como demanda a necessidade de capacitações e o desejo de vender algo que pudessem produzir juntas. Em 2019, se formou o empreendimento “Amigas da Tapioca”, que hoje tem espaço fixo de vendas na Feira Noturna às quintas-feiras, das 16 às 21 horas, na Rua Braz Cubas nº 470 e nas atividades do Bairro Feliz.