Ações de controle da Prefeitura auxiliam no combate ao coronavírus

Secretaria de Segurança

10 de junho de 2020

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para o controle de movimentação de pessoas e para evitar aglomerações vem colaborando para evitar a disseminação do novo coronavírus e diminuir os impactos da pandemia na cidade. O trabalho, que continua sendo realizado, envolve ações de diversas secretarias e órgãos municipais.

Desde o início da quarentena, todo o efetivo do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal estão trabalhando no acompanhamento sobre o cumprimento das normas referentes ao isolamento social e restrição social. As ações compreendem a fiscalização sobre o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, aglomeração de pessoas e eventos sem autorização.

Desde março, foram 896 estabelecimentos tiveram atividades que não estavam em conformidade com as normas paralisadas pela fiscalização. Além disso, 33 estabelecimentos foram multados. Outro trabalho de destaque é a notificação orientativa de 252 estabelecimentos comerciais quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.

A Prefeitura também vem combatendo intensamente as aglomerações de pessoas. Regiões como o Parque Olímpico, Cezar de Souza, São João, Taboão, Quatinga, Biritiba Ussú, Jundiapeba e Sabaúna são atendidas com o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e pelo Departamento de Fiscalização de Posturas. Uma ação de destaque aconteceu no dia 7 de maio, com o fechamento de uma festa que acontecia na Vila Rubens.

Outra ação importante ocorreu no distrito de Quatinga, no dia 23 maio. Uma ação de inteligência da Secretaria Municipal de Segurança identificou um festa que aconteceria em um sítio que reunia cerca de 400 pessoas. Outro local com trabalho constante é o Parque Olímpico. O local recebeu 6 grandes operações para evitar aglomerações, com multas a pessoas que utilizavam linhas com cortante ou as chamadas “linhas chilenas”, apreensão de 40 carretéis e 12 pipas.

A orientação também faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Viaturas da Guarda Municipal percorrem bairros e a região central com mensagem sonoras, que são divulgadas por meio do sistema das viaturas. O trabalho contou com mensagens sobre a importância do isolamento social e do uso de máscaras. Além disso, foram montados pontos em locais de grande movimentação para orientação sobre uso da máscara de proteção facial.

Outras ações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também adotou uma série de medidas para restringir a movimentação de pessoas e evitar a contaminação de pessoas pelo coronavírus. Parques, centros esportivos e espaços culturais e de lazer foram fechado no mês de março. As aulas nas escolas municipais também foram suspensas no dia 23 de março. O recesso escolar foi antecipado e, nos períodos de aula, os alunos passaram a realizar atividades a distância, com videoaulas e plataformas como o game Migo.

As feiras livres e o Mercado Municipal também tiveram suas atividades suspensas por um período e somente retornaram com normas de prevenção sanitária e prioridade para os serviços essenciais e de abastecimento. Nos estabelecimentos comerciais autorizados, também foram definidas regras para que um menor número de pessoas acessasse os locais, como a possibilidade de apenas um membro da família entrar no local.

No transporte coletivo, foram intensificados os serviços de limpeza dos Terminais Central e Estudantes. O trabalho especial de higienização também é desenvolvido nos ônibus durante todo o dia. A Secretaria Municipal de Transportes também acompanha a operação das linhas para garantir o atendimento adequado aos passageiros.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também realiza trabalhos de esterilização de espaços públicos, com a pulverização de uma solução de água comum misturada à água sanitária, conforme proporção indicada pela Secretaria Municipal de Saúde, que é eficaz no combate ao vírus. São atendidos locais de grande circulação de pessoas, como as proximidades dos hospitais, terminais de ônibus, o Mercado do Produtor, ruas, avenidas e praças.

Cemitérios e velórios

Outra iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi a normatização dos procedimentos de velórios e sepultamentos. Após reuniões com diversos órgãos, foi criado um protocolo único, com as especificações de atuação em casos de emergência e óbitos em casa, que foi referência para outras cidades, inclusive a Capital. Ele também disciplinou o manejo dos corpos, com ação específica no caso de corpos com confirmação ou suspeita de contaminação por Covid-19.

O tempo de realização dos velórios foi diminuído para, no máximo, quatro horas e as estruturas permanecem fechadas das 22h às 7h. É permitida a presença máxima de 10 pessoas.

A Secretaria Municipal de Governo também antecipou a construção de 600 novos jazigos no cemitério da Saudade, que estavam previstos para o segundo semestre. Em 2018, a Prefeitura de Mogi das Cruzes construiu 120 novos jazigos no cemitério da Saudade e no final de 2019 foram contratados mais 200 jazigos.