Alto Tietê ganha cooperação com universidade da China para formação na área empresarial

10 de junho de 2019

A Quantum Universidade, instituição de ensino de Zhejiang, um dos principais estados da China, é a nova parceira do Alto Tietê para  estimular o intercâmbio e o treinamento de profissionais nas áreas digitais, com foco no segmento empresarial. "Será realmente uma grande oportunidade de qualificação profissional para os jovens da nossa Região, que também terão acesso a uma cultura milenar e à educação de excelência", comemorou o vice-prefeito de Mogi das Cruzes Juliano Abe, que integra a comitiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), representando o prefeito Marcus Melo.

A cooperação foi oficializada em cerimônia nesta sexta-feira (07), com as participações dos co-fundadores da Quantum, Lê Quiren e Jan Lin, e também Zeng Qiang, vice-presidente da Universidade de Zhejiang e um dos maiores estudiosos da China. Do lado do Condemat, além do presidente Rodrigo Ashiuchi, estavam a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto; e o presidente da Câmara mogiana, Sadao Sakai. Eles e Juliano Abe receberam certificados de reconhecimento da instituição de ensino.  "Estamos diante da oportunidade de aprender com um país que é um dos primeiros do mundo e que teve a educação como um passo fundamental para essa trajetória", ressaltou Ashiuchi, também prefeito de Suzano.

A Quantum possui mais de 20 milhões de estudantes, tem campus em alguns lugares do mundo e cerca de 160 cursos, muitos dos quais podem ser acessados por meio de aplicativos voltados à preparação de profissionais para exercer a liderança em empresas. "Temos muito interesse em cooperar, promover o intercâmbio de empresários e compartilhar experiências inovadoras com os brasileiros", disse seu co-fundador Qiren.

Segundo Juliano Abe, os esforços de Melo para fomentar o empreendedorismo ganham o importante reforço da parceria formalizada na China.  Pontuando que a Cidade conta com uma Escola de Empreendedorismo e Inovação, ele assinalou que  Marcus Melo conquistou, em maio último, o 1º lugar com dois prêmios de “Prefeito Empreendedor”, concedidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por incentivar o empreendedorismo e os pequenos negócios.

“Mogi das Cruzes se destacou por manter os dois melhores serviços do Estado de São Paulo, nas áreas de inovação e sustentabilidade e de desburocratização”, acrescentou Abe, referindo-se ao Polo Digital e à Sala do Empreendedor. O primeiro é um espaço para empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas que possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo. O segundo reduziu para apenas 24 horas o tempo necessário à abertura de um empreendimento.

A China está em meio às comemorações da Festa da Paz dos Povos, uma das mais tradicionais da sua história, e o vice-presidente da Universidade de Zhejiang lembrou que a China gosta do Brasil e demonstrou muita confiança no desenvolvimento do País, que assim como o país oriental, pertence ao bloco econômico do Brics- Brasil, Rússia, Índia, China e Coreia do Sul.

"Muitos professores da Universidade de Zhejiang cooperam com a Quantum e estamos diante de uma boa decisão para desenvolver a cooperação entre Brasil e China", declarou o professor Qiang.

Feira de negócios

Liderados pela diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), representantes do poder público do Alto Tietê participaram neste sábado (8) da 1 China - CEEC Expo & International Consumer Goods Fair, uma feira de expositores de vários países.

O foco principal do grupo esteve no pavilhão empresarial, onde foi possível conhecer as tecnologias que são referência nas províncias chinesas, assim como de alguns países da Europa. Robôs, internet 5 G, impressora 3D, soluções em smart cities e as novidades no segmento de petróleo e gás, da extração ao transporte, são alguns dos destaques do evento, distribuído em oito pavilhões no estado de Zhejiang.

O grupo do Alto Tietê que está na China reúne ainda o diretor do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, o vereador Jean Lopes, de Mogi das Cruzes; os secretários municipais Clodoaldo de Moraes e Juvenal Penteado, de Mogi e Arujá respectivamente; e os empresários José Artur Bronzatto e Bruno Pagan.