Aluna do Crescer vence o Concurso Moda Inclusiva em Mogi das Cruzes

Secretaria de Assistência Social

27 de junho de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
A analista de sistemas Roselaine da Silva Lopes, aluna do Crescer, foi a grande vencedora do Concurso Moda Inclusiva, realizado pela primeira vez em Mogi das Cruzes

A analista de sistemas Roselaine da Silva Lopes, 41 anos, moradora no bairro do Rodeio, foi a grande vencedora do Concurso Moda Inclusiva, realizado pela primeira vez em Mogi das Cruzes. Ela elaborou e apresentou o projeto de um vestido de festa que alia beleza e autonomia para pessoas com deficiência, especialmente para cadeirantes. A peça será confeccionada para uma apresentação especial em São Paulo, que acontecerá entre os meses de outubro e novembro.

A avalição final dos trabalhos foi realizada nesta segunda-feira (27/06), no auditório da Escola de Governo e Gestão, no bairro do Mogilar. "Mogi das Cruzes mostrou grande qualidade nos trabalhos apresentados, sempre focados na principal proposta do concurso, que é a produção de roupas que facilitem o dia a dia das pessoas com deficiência sem deixar de lado a beleza e os conceitos de moda", explicou Daniela Auler, coordenadora do Projeto Moda Inclusiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Concurso Moda Inclusiva estimula a criatividade de vários segmentos, como estudantes, professores, pessoas com deficiência, além de fomentar um mercado com foco na ergonomia e estender a questão da deficiência para novos grupos da sociedade. Mogi das Cruzes recebeu seis trabalhos, desde peças informais até trajes para festa. "Eu não esperava vencer, mas fiquei muito feliz porque minha participação foi justamente pensando em ajudar as pessoas", afirmou a primeira colocada. Segundo ela, a ideia surgiu durante uma aula de croqui promovida pelo Crescer. "Lá ouvi alguém dizer que as pessoas com deficiência também têm sonhos, também vão a festas, foi assim que surgiu o meu modelo, que pode até se transformar em um vestido de noiva", afirmou Roselaine, aluna do Crescer.

Durante a avaliação, cada candidato apresentou o seu projeto, defendeu suas qualidades e benefícios, que foram avaliados por cinco jurados. "Para finalizar esse momento, vamos promover um desfile dos seis modelos finalistas em um evento especial que será realizado no final do ano", adiantou a coordenadora da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Copede), Valeriana Alves.