Alunos da escola Sônia Andreucci têm aula prática de educação ambiental no Viveiro de Mudas

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

14 de novembro de 2018

O Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer recebeu, nesta terça e quarta-feira (13 e 14/11), a visita de cerca de 100 alunos da Escola Municipal Profª Sônia Brasil de Siqueira Andreucci, do Jardim Margarida. O viveiro foi ampliado e reaberto este ano e está aberto para a visitação de alunos e da população em geral. O objetivo do espaço é a produção de mudas para arborização urbana de Mogi e também a doação de mudas para população. Informações sobre agendamento de visitas podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.

“O Viveiro de Mudas e o Circuito Escola estão abertos à visitação de escolas e da população. Aqui os estudantes podem plantar, caminhar, conhecer e vivenciar uma experiência interessante sobre o comportamento da natureza, seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da nossa água”, explica o diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, que acompanhou o grupo.

Os alunos participaram do Circuito Escola, que é uma atividade de educação ambiental na qual os participantes fazem plantio de sementes e acompanham o funcionamento do Simulador de Chuvas e Erosão. O sistema demonstra na prática a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas e, comparativamente, sobre as áreas com árvores.

Os estudantes também vivenciaram o espaço dedicado ao sistema agroflorestal, que sonsiste no plantio de árvores nativas de forma consorciada com verduras, leguminosas e frutíferas. Esse sistema tem como princípio enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção, além de estimular a produção de alimentos. Para manter o solo úmido e rico, usa-se cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação.