Alunos da rede municipal fizeram mais 600 mil atividades no Simulados durante a pandemia

21 de maio de 2020
A avaliação será aplicada pela plataforma do Simulados, que pode ser acessada na versão web ou pelo aplicativo disponível na Play Store. (Foto: Divulgação/PMMC)

Alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes fizeram 600.575 atividades no programa Simulados, ferramenta da Secretaria de Educação para estudantes matriculados no ensino fundamental, desde a suspensão das aulas no dia 23 de março, devido à pandemia. A ferramenta oferece atividades interativas do primeiro ao nono ano do ensino fundamental em formato de quiz de Língua Portuguesa e Matemática. Nesta semana, foi lançando um chat em que os professores podem interagir com os alunos.

A ferramenta tem uma média diária de 4,3 mil acessos e neste período foram lançados 9.981 desafios pelos professores, que podem também acompanhar pelo programa o desenvolvimento dos alunos por meio de seu desempenho nas atividades, além da possibilidade de interagir pelo chat com os alunos. O Simulados está disponível no Play Store e pode ser acessado pelo site www.simulados.se-pmmc.com.br O login de acesso é o RA do aluno e a senha é a data de nascimento.

“Neste período em que estamos retomando as atividades, o Simulados é uma importante ferramenta de aprendizagem e que possibilita o acompanhamento dos professores. O programa que foi elaborado por nossos técnicos, está em constante atualização e em sintonia com as necessidades da rede”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Nesta semana, esta em andamento a entrega de material didático na residência dos alunos para as atividades à distância.

Com 18. 295 pontos, Davi Henrique de Barros, aluno do 1º ano A da EM Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, é o maior pontuador do primeiro ano do ensino fundamental durante a pandemia. “Ele está gostando e participa bastante. Em Língua Portuguesa, há mais textos e estou acompanhando. Iniciamos no começo de abril e pegamos firme”, disse Schelida Cristina Bertotti de Oliveira, mãe do aluno.

Com dois alunos em destaque com mais de 29 mil pontos, a EM Profa Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, destaca a importância do trabalho não só com os alunos, mas em conjunto com a comunidade. “Nesse ano, especificamente, fizemos uma reunião de pais e mostramos todos os aplicativos que temos na escola, como o Educa+Mogi e o Simulados. Os alunos adoram os desafios em grupo e agora estão gostando mais com o bate-papo”, disse o coordenador pedagógico, Celso Ricardo da Silva.

Lucimar de Melo, avó do aluno Miguel Nascimento Guedes, aluno do 4º ano A, da EM Profa Guiomar Pinheiro Franco, que conquistou 29.420 pontos na plataforma, avalia a ferramenta como positiva. “Eu e a mãe dele acompanhamos as atividades e explicamos onde ele tem dificuldade. Achei excelente, tem um conteúdo diverso e acrescentou muito na aprendizagem dele. Tem coisas que não lembramos e acabamos até pesquisando para ajudar, a gente aprende com ele”, disse. (Kelli Correa Brito)