Amistosos comemoraram o Mês do Idoso e preparam atletas para o Jori 2019

Secretaria de Assistência Social

10 de outubro de 2019
Atletas da Terceira Idade de Mogi das Cruzes participaram de jogos amistosos de vôlei adaptado em Mauá, Região Metropolitana de São Paulo (foto: Divulgação/PMMC)

As equipes de atletas da Terceira Idade de Mogi das Cruzes participaram de jogos amistosos de vôlei adaptado em Mauá, Região Metropolitana de São Paulo. A competição faz parte das comemorações pelo Mês do Idoso e também das atividades preparatórias para a 23ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que neste ano acontecerá entre os dias 7 e 12 de dezembro em Jundiaí, interior paulista.

Mogi das Cruzes venceu em várias categorias, masculino e feminino. “Nossos atletas são sempre muito bem preparados e envolvidos com as disputas. Essa integração e convivência social são muito importantes para saúde e qualidade de vida dos idosos”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, lembrando que as atividades esportivas trabalham a coordenação motora, prevenção de doenças cardiovasculares e socialização entre os praticantes.

Por meio da Coordenadoria Municipal do Idoso, vários eventos estão sendo promovidos para comemorar o Mês do Idoso. Nos próximos dias 29 e 31 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, serão promovidos shows de talentos com a participação de idosos que cantam, dançam ou atuam. Já estão confirmadas algumas atrações como as coreografias premiadas do Jori e o grupo As Seresteiras. E no dia 31 o evento será abrilhantado pelo maestro Lélis Gerson.

A Secretaria Municipal de Assistência Social mantém uma rotina de ações de integração voltadas para a terceira idade, com objetivo de contribuir para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e sociabilidades, além do fortalecimento dos vínculos familiares e convívio comunitário.

Em todas as áreas, a Administração Municipal vem ampliando as opções de atendimento público voltadas para o envelhecimento saudável. Na Saúde, por exemplo, há três serviços especializados e multidisciplinares: o Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, a Academia da Unica, em Jundiapeba, e a UnicaFisio, em Braz Cubas. As unidades já existentes desenvolvem atividades focadas em promover a saúde física e mental de quem tem mais de 60 anos. Juntas, atendem mais de 2,5 mil pessoas por mês com aulas supervisionadas e atividades complementares em diversas áreas.