Avaliação Aprendi será aplicada para mais de 18 mil alunos nesta terça e quarta-feira

29 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes ampliou neste ano o número de alunos que serão avaliados pela Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, avaliação desenvolvida pela equipe do Departamento Pedagógico da Pasta. A prova que antes era feita por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, será aplicada nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05) para 18,5 mil alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Os resultados auxiliarão no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes.

“Neste ano, o prefeito Marcus Melo ampliou o projeto para as turmas a partir do 2º ano. É uma oportunidade para que todos possam aprimorar e rever sua prática em sala de aula, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino. O resultado da prova mensura habilidades e competências adquiridas, gerando uma série de informações para os gestores e as equipes das unidades escolares”, disse Juliana Guedes, secretária municipal de Educação.

A primeira prova aplicada será a de Língua Portuguesa nesta terça-feira (30/05). Na quarta-feira (31/05) será a vez da disciplina de Matemática. “O conteúdo está pautado principalmente nas Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores do Ministério da Educação, documento no qual constam os tópicos e competências analisados em avaliações externas, alinhado aos documentos da rede municipal de ensino, o Currículo Unificado e as Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica”, explicou Mitch Almeida, responsável pelo setor de Avaliação do Departamento Pedagógico.

O objetivo da Aprendi, aplicada primeiramente em 2015, é constatar quais são os conhecimentos construídos pelos alunos e até onde eles já avançaram sobre os conteúdos para, a partir daí, construir novos conhecimentos. Por esse motivo, a avaliação recebeu este nome. Cada aluno receberá um caderno de provas para da disciplina de Língua Portuguesa e outro para Matemática. Os professores receberam um material com orientações, divididos entre as turmas de 2º e 3º ano e 4º e 5º ano.

As avaliações são aplicadas por professores das escolas, mas em turmas diferentes das que lecionam. Os resultados são repassados para o Departamento Pedagógico, por meio do Sistema de Gestão Educacional – SGE. A Secretaria de Educação estuda a entrega de menções honrosas ao que obtiveram o melhor desempenho. “Nosso objetivo é valorizar o aluno, a turma e a escola que obtiverem os melhores resultados”, disse a secretária. (Kelli Correa Brito)