Banda Sinfônica do Cempre do Botujuru irá a campeonato nacional em Aracaju

21 de novembro de 2017
A Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, recebeu o certificado de ouro em festival realizado em São Paulo neste sábado (25/11). (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Ana Karoline Passos, 11 anos, aluna do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, está se preparando para fazer sua primeira viagem de avião. Ela e mais 40 alunos que integram a Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, irão participar no dia 9 de dezembro do XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado em Aracaju (SE). O prefeito Marcus Melo entregou na noite desta segunda-feira (20/11), no Cempre, as passagens para os alunos, que estarão acompanhados por mais sete profissionais.

“Estou muito animada. Comecei tocando clarinete e hoje estou na percussão. Adoro tocar e estamos ensaiando muito para participar do campeonato”, disse a aluna. O anúncio da viagem animou toda a comunidade do bairro, que vibrava a cada apresentação do grupo no auditório do Cempre. “Todos estão muito envolvidos. Os pais se tornaram amigos e somos uma família. Essa iniciativa da Prefeitura fará a diferença na vida das nossas crianças, eles representarão muito bem nossa cidade”, disse Marilda Araújo Gonçalves Ribeiro, mãe de Rodrigo Araújo Gonçalves Ribeiro, 12 anos, que toca saxofone.

O grupo sairá de São Paulo no dia 8/12 e voltará no dia 10/12. “Num esforço grande, mesmo com todas dificuldades financeiras, a Prefeitura vai bancar o transporte das crianças e dos monitores. É uma grande alegria possibilitar a ida das crianças ao Campeonato Nacional para que elas representem Mogi das Cruzes e o Estado de São Paulo na competição. São 15 anos de história do ensino de música na cidade. É um orgulho termos um projeto como este. Vemos o quanto eles cresceram e evoluíram, todos já são vencedores”, disse o chefe do executivo. As passagens foram adquiridas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O investimento foi de R$ 43.842,85.

A apresentação da banda será no dia 9/12 às 11 horas. “A escola deve dar oportunidade para que os alunos cresçam e ganhem novos horizontes e com a música nesta escola foi possível. A Prefeitura está sempre junto com nossas escolas com apoio do nosso prefeito. Tenho certeza que este é só o começo, eles vão trazer muitas coisas bacanas para gente. E com toda certeza, o que vai ficar de melhor é a experiência de vida”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. O traslado e o alojamento em Aracaju (SE) foram disponibilizados pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, que organiza o campeonato.

A banda, formada por crianças de 9 a 12 anos, venceu em outubro a grande final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizada em Barra Bonita (SP), o que credenciou os jovens músicos, regidos pelo maestro Ewerton Siqueira Ravelli a participar da etapa nacional. O grupo, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola da Secretaria Municipal de Educação, foi o vencedor da categoria banda de concerto infantil para até 15 anos e atingiu 90% da pontuação possível.

“A comunidade e a escola abraçou o projeto com muito carinho. Os resultados positivos são frutos da dedicação dos alunos, pais e equipe. Todos se emocionam e torcem junto a cada música que eles tocam”, disse a diretora do Cempre, Gisele Rodrigues Pinto. Neste sábado (25/11), a banda participará da grande final do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – Edição 2017. Na etapa de Itaquera da competição, realizada em setembro, os alunos conquistaram o certificado de ouro, como melhor apresentação entre as bandas instrumentais e o primeiro lugar geral dentre todos os grupos de concerto. (Kelli Correa Brito)