Beneficiários do Alimento Solidário que ainda não receberam cestas básicas devem se recadastrar

02 de junho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Comitê de Ação Social e Econômica e da Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca os cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família no valor de até R$ 89,00 por pessoa (per capita), para que façam a atualização de seus dados para o recebimento das cestas doadas pelo Governo do Estado. A relação de beneficiários está disponível neste link: https://bit.ly/cestas-básicas-mogi

A medida é fundamental neste momento, para que possa ser finalizada a entrega dos 28.779 kits de alimentação do programa Alimento Solidário. Mais de 6 mil kits não puderam ser entregues, pois as pessoas não foram localizadas por motivos diversos, como endereços desatualizados, números não existentes, mudanças nos números de telefone, etc.

A atualização do cadastro já pode ser feita pelos canais abaixo. O cidadão deve informar o NIS ou CPF, endereço e número de telefone. É importante que o contato seja feito pelo titular que consta no CadÚnico.

O presidente do Comitê de Ação Social e Econômica (CASE), Romildo Campello lembra que o trabalho será feito em cumprimento às políticas de total transparência, permitindo que cada beneficiário consulte a sua situação junto ao cadastro e faça as devidas atualizações, caso necessário.

“O objetivo é ajudar da forma mais rápida possível aqueles que precisam de ajuda. E, neste momento, contamos com a colaboração dos próprios inscritos, para que possamos fazer com que esses alimentos cheguem até eles”, pontua.

A operação de entrega dos kits de alimentos teve início no dia 18 de maio, com o emprego de uma grande logística, envolvendo mais de 50 veículos e cerca de 200 colaboradores. Todos os kits foram armazenados no Centro de Apoio a Serviços Municipais (Casem), de onde partiram diariamente viaturas e caminhões com os kits. Do total recebido, cerca de 23 mil kits foram entregues, em regiões diversas da cidade. Os kits doados são o bastante para alimentar uma família composta por quatro pessoas pelo período de um mês.

Esta é apenas uma das frentes adotadas pela Prefeitura para prover alimentação em caráter emergencial às famílias impactadas pela pandemia do novo coronavírus. A Administração também abriu um cadastramento próprio, via Ouvidoria Municipal, com foco no atendimento a profissionais autônomos, que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena. A eles, foram entregues mais de 6 mil kits, com alimentos provenientes do estoque da merenda escolar e também de doações da sociedade civil, comércios e empresas.

Também está em andamento um projeto em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que compra alimentos de produtores rurais locais, monta kits e os distribui para famílias vulneráveis, a partir das entidades cadastradas no sistema de atendimento socioassistencial da cidade.

Além disso, a Prefeitura dará início, dentro dos próximos dias, à entrega de outros 12 mil kits de alimentação, que foram adquiridos pela Administração, mediante licitação pública. Eles serão destinados às famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino e também aos profissionais que se cadastraram via Ouvidoria e que atendam aos pré-requisitos da resolução do Comitê de Ação Social e Econômica. (Livia de Sá e Kelli Correa Brito)