Bertaiolli visita UPA do Oropó, que será inaugurada nesta quarta-feira

20 de dezembro de 2016

O prefeito Marco Bertaiolli visitou, na manhã desta terça-feira (20/12), o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Corasi Alves de Andrade, na avenida Kaoru Hiramatsu, na região do Oropó. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, Bertaiolli percorreu as instalações da unidade que será inaugurada nesta quarta-feira (21/12), às 16 horas. O evento fará parte de uma série de inaugurações a serem realizadas nesta quarta-feira na avenida Kaoru Hiramatsu. Às 10 horas, serão entregues 420 unidades do programa Minha Casa Minha Vida, com as participações do presidente Michel Temer e do governador Geraldo Alckmin. Além disso, também serão entregues as obras de duplicação da avenida. A UPA do Oropó começará a funcionar na sexta-feira (23/12) e terá capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês. O equipamento possui 1,6 mil metros quadrados de área construída e contará com consultórios, 11 leitos, sendo dois de isolamento, salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, carrinhos de parada cardíaca, pediatria de emergência e exames laboratoriais. O investimento na construção é de R$ 4,5 milhões, além de cerca de R$ 900 mil em equipamentos. "Estamos oferecendo para a população de Mogi das Cruzes uma rede que não existe em outros lugares. A cidade avançou tanto que temos separadas as urgências e emergências por especialidade e por região. No caso desta nova UPA, quem mora em Braz Cubas ou Jundiapeba não precisará mais ir até o Centro para um atendimento de emergência", afirmou Bertaiolli, que também conversou com os funcionários da unidade, que será gerenciada pela Pró-Saúde, organização social vencedora do chamamento público. O prefeito lembrou que Mogi das Cruzes conta com oito unidades de atendimento para urgências e emergências. Além da UPA que será inaugurada nesta quarta-feira, outra unidade já funciona no bairro do Rodeio. Para pronto atendimento infantil, a cidade conta com o Pró-Criança e o Ambulatório do Hospital Municipal. Para baixa complexidade, as Unidades Básicas de Saúde 24 do Jardim Universo e de Jundiapeba. Além disso, funcionam os prontos-socorros da Santa Casa, para ortopedia e maternidade, e do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, para atendimentos de alta complexidade. "Com esta a UPA, vamos desafogar a Santa Casa, o hospital Luzia, a UBS 24 horas do Jardim Universo e até mesmo a UPA do Rodeio. E a cidade, territorialmente, estará protegida porque implantamos unidades em todas as regiões", lembrou Bertaiolli. Outro benefício trazido pela nova unidade será a presença de uma base do Samu na estrutura da UPA. "Qualquer chamada para Braz Cubas, Jundiapeba e outras localidades próximas não precisará mais vir do Centro. E é este primeiro atendimento que, muitas vezes, salva as vidas", disse. Ao todo, a região da avenida Kaoru Hiramatsu está recebendo R$ 155,6 milhões em investimentos. Além da UPA, estão sendo construídas 1.240 unidades habitacionais - das quais 420 serão entregues nesta quarta-feira -, a avenida foi duplicada, com investimento de R$ 16,6 milhões, e, na área da Educação, já foram entregues o Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira, com capacidade para 1.300 alunos, e as creches CEIM Professora Maria Helena Chermann e Professor Wilson Nogueira, que, juntas, têm 330 vagas. Os três equipamentos educacionais têm investimento de R$ 14,4 milhões. "Transformamos a região do Oropó, com a avenida, os apartamentos, as creches, o Cempre e a UPA. É uma nova cidade que estamos construindo aqui nesta região", finalizou Bertaiolli. (LM)