Brincando nas Férias oferece lazer nos parques, centros esportivos e Ilha Marabá

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

04 de julho de 2019
Lançamento do Plano Municipal da Mata Atlântica será no dia 20 de novembro, na Ilha Marabá, que também receberá exposição sobre biodiversidade (Junior Lago/PMMC)

O Programa Brincando nas Férias, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, oferece diversão, lazer e educação ambiental nos centros esportivos, parques municipais e na Ilha Marabá durante todo o mês de julho. As Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Cultura, Educação e Assistência Social elaboraram uma programação especial de férias, com o objetivo de atrair mais visitantes para esses equipamentos públicos. Os eventos são gratuitos e podem ser feitas por mogianos de todas as idades, como crianças, adultos e idosos.

Assim como já aconteceu no ano passado, o Parque Natural Municipal Francisco Afonso de Mello – Chiquinho Veríssimo permanecerá aberto a visitantes, durante todo o mês de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Normalmente, são formados grupos para visitação monitorada somente aos finais de semana. Mas, em julho, quem quiser visitar a reserva ambiental pode se dirigir diretamente ao parque.

“O parque municipal é um espaço privilegiado, com fauna e flora riquíssimas, e agora nas férias os mogianos podem aproveitar para conhecer ou retornar ao local, que faz parte da história da cidade”, explica o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. Diariamente, são realizadas duas trilhas monitoradas – uma com início às 9h30 e outra começando às 11h30.

A visita monitorada começa como uma palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do parque e da Serra do Itapeti – onde a reserva está localizada, em seu topo. E seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como microorquídeas, ver saguis e admirar a vista do alto do parque, de onde é possível ver Mogi das Cruzes.

O passeio proporciona às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos. No dia da visita, a recomendação é para que os participantes venham com calça, camisa e tênis confortáveis, além de levarem repelentes, lanche e água.

Ilha Marabá

Reinaugurada no dia 27 de junho, a Ilha Marabá funciona como um núcleo de educação ambiental, com visitas monitoradas e um espaço interno totalmente reformado. Com 13,4 mil metros quadrados, o espaço recebeu uma grande reforma interna, com nova pintura, reparos na alvenaria e instalação de novas placas de orientação - tudo foi executado com mão-de-obra própria da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Também foi feita a troca de todo o madeiramento da ponte sobre o Rio Tietê.

Após a reabertura, a Ilha Marabá funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As pessoas interessadas podem se dirigir ao local e percorrer as trilhas, que possuem toda a sinalização e orientação. As placas trazem informações sobre o ecossistema do rio Tietê, como as plantas e animais existentes no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.

Além do Parque Municipal e da Ilha Marabá, outra opção de lazer e descanso nas férias são os Parques Centenário e Leon Feffer, que funcionam diariamente das 7h às 18h. O Centenário possui trilha, playground, quadras esportivas e amplo espaço para contemplação da natureza. O Leon Feffer também possui espaços para a prática esportiva, além de espaços para descanso e recreação. Os dois parques ficam situados às margens do rio Tietê.

Esportes e Lazer

Já as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Educação e Assistência Social organizaram uma programação que levará atividades de lazer e recreação a parques e centros esportivos de toda a cidade.

Fazem parte da estrutura o Parque da Cidade, o Parque Centenário, o Parque Leon Feffer, a Praça da Juventude, as Escolas Municipais Mário Portes (Jundiapeba), Armindo Freire Mármora (Cezar de Souza), Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson da Silva), os Cempres Lourdes Ianuzzi, Oswando Regino Ornellas, Benedito Ferreira Lopes, Ivan Nunes Siqueira, José Limongi Sobrinho, além dos Centros Esportivos de Sabaúna e Biritiba Ussu.

Cada espaço possui uma data específica de funcionamento, com atividades de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h. Haverá brinquedos infláveis com monitores, oficina de pintura facial e atividades recreativas de esporte e lazer. O primeiro evento da programação será realizado no dia 13 de julho, no Parque da Cidade (veja a programação completa abaixo, com as datas e atividades de cada local).

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Nilo Guimarães, lembra que as atrações foram pensadas em conjunto para proporcionar atividades variadas: “A parceria com a Assistência Social garantiu os brinquedos infláveis. Também atuamos em conjunto com as Secretarias de Educação e Cultura, o que nos garantiu mais espaços, como os Cempres, a atividades culturais. Todos estão convidados a participar”, frisou. (Marco Aurélio Sobreiro)