Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, dia 23

19 de março de 2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em todo o país na próxima segunda-feira (23/03) e em Mogi das Cruzes algumas estratégias estão sendo adotadas para garantir o atendimento ordenado dos públicos iniciais por conta do novo coronavírus. Entre os dias 23 e 27 de março, a imunização será prioritária para trabalhadores de saúde e idosos com mais de 75 anos.

A partir das 8 horas desta segunda-feira (23/03), idosos com mais de 75 anos podem ir de carro ao Pró-Hiper, onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando a dose contra Influenza sem que saiam do carro. A medida é exclusiva para mogianos de carro, sendo obrigatória a apresentação do Cartão SIS. Quem não tiver cartão SIS deve apresentar um documento de identidade, comprovante de endereço e a carteirinha de vacinação. e você não tem carro, não se preocupe, procure a unidade de saúde mais perto da sua casa.

De 30 de março a 15 de abril, serão imunizadas pessoas de 60 a 74 anos. A partir de 16 de abril, o município deverá seguir a programação nacional ou adaptar novas ações conforme a situação atual. Em todas as unidades, medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar aglomerações. A campanha prossegue até o dia 22 de maio, com o Dia D previsto para o dia 9 (sábado).

Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o novo coronavírus, os indivíduos com mais de 60 anos serão atendidos nas datas iniciais porque estudos mostram que são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. “Ao proteger os idosos do vírus influenza, causador da gripe, o objetivo é evitar uma sobrecarga do sistema respiratório, o que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe da Covid-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico na solicitação de um exame para verificar a presença do novo coronavírus.

Os trabalhadores de saúde também serão imunizados a partir do dia 23 de março pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus (corona e influenza) e por poderem transmiti-los para pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares. Como todos os anos, pacientes acamados e idosos que não tem condições de locomoção serão atendidos em suas casas.

A vacina contra a gripe também estará disponível em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Informações pelo SIS 160.