Campanha de Vacinação é prorrogada e estendida para a população em geral

Secretaria de Saúde

01 de julho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade
Segunda etapa da vacinação atenderá idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Educação (professores e demais funcionários de escolas) (Divulgação/PMMC)

O Governo do Estado anunciou a prorrogação da vacinação contra a gripe até o dia 24 de julho com uma novidade: a dose está disponível para toda a população que tiver interesse e não apenas para os grupos prioritários. Em Mogi das Cruzes a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, enquanto houver estoques.

Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria). A vacina não protege contra o novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas devem ser vacinadas, pois os índices de cobertura nesses públicos ainda estão muito baixos. “É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis procurem uma unidade de saúde o quanto antes, porque, com a liberação da dose para a população em geral, os estoques devem se esgotar rapidamente”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. 

Mogi das Cruzes vacinou, até o dia 30 de junho, 122.535, número que corresponde a 89%, em média, do total dos públicos-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% mas, na cidade, apenas idosos e trabalhadores da saúde atingiram esse percentual de cobertura. No caso das crianças, foram aplicadas 16.301 doses, o que corresponde a 51,29%, ou seja, ainda faltam vacinar mais de 15 mil crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos. 

Até o momento, foram vacinadas 2.386 gestantes (50,93%) e 438 puérperas (56,88%). A vacina é segura, eficaz e ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época do ano.