Campanha do Agasalho 2018 é lançada em grande estilo no Circo Portugal

Fundo Social

20 de março de 2018

Um grande evento que gerou risos, palmas e muito encantamento. Assim foi o lançamento, na manhã desta terça-feira (20/03), da Campanha do Agasalho 2018. O evento foi realizado no Circo Portugal, com quem o Fundo Social de Solidariedade de Mogi fez uma parceria, que permitiu a 800 crianças da rede municipal de ensino assistirem gratuitamente ao espetáculo circense. Ao todo, a solenidade reuniu mais de mil pessoas, entre autoridades municipais, crianças e também lideranças de bairro.

“Hoje nos despedimos do verão e damos as boas-vindas ao inverno. Ainda sentimos calor, mas não podemos nos esquecer que logo mais estaremos no inverno e que muitos mogianos, sem a nossa ajuda, podem passar frio. Precisamos muito da ajuda de todos e não tenho dúvidas de que mais uma vez formaremos uma corrente solidária em prol de uma mesma meta. Temos cerca de 200 entidades cadastradas e milhares de pessoas que contam com o nosso amparo. São milhares de vidas que podemos transformar a partir de um pequeno gesto”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

O prefeito Marcus Melo também prestigiou o evento de lançamento da campanha e falou sobre a mobilização do povo mogiano. “Mogi é uma cidade muito acolhedora e que sabe ajudar ao próximo. Sempre digo que o melhor de Mogi são os mogianos. A Campanha do Agasalho é a ação mais antiga do Fundo Social e temos a segurança de que essa será mais uma edição de sucesso, desde que todos colaborem. Faça a sua parte e contribua, pois toda ajuda, por menor que pareça, pode fazer muita diferença na vida de alguém”, pontuou.

O gerente geral do Circo Portugal, Luís Carlos Pimentel, falou sobre a honra em receber as crianças da rede municipal, para esse dia singular. “As crianças são o maior elo que existe entre o circo e a comunidade, portanto para nós é uma grande felicidade poder recebê-los. Sejam bem-vindos ao mundo maravilhoso do circo”, destacou.

Após a solenidade, todos puderam assistir ao espetáculo, que encantou aos pequenos com os números clássicos, como a apresentação de palhaços e truques de mágica, até performances inéditas, como a aparição do Super Homem, a recriação de cenas do clássico filme King Kong e também um carro que se transforma em um robô do filme Transformers.

O espetáculo conta ainda com acrobacias aéreas, números de dança e um globo da morte que reúne o impressionante número de seis motoqueiros.

O lançamento da Campanha do Agasalho também contou com a presença do vice-prefeito, Juliano Abe, dos secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori, de Assistência Social, Neusa Marialva, de Obras, Walter Zago, de Finanças, Aurílio Caiado, de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, de Desenvolvimento, Clodoaldo Moraes e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura.Da diretoria do Fundo Social, estavam presentes Renata Sasaki, Simone Garcia, Priscilla Garcia, Maira Cusatis e Thais Ciocchi.

A Campanha do Agasalho tem por meta arrecadar milhares de roupas e peças de frio, incluindo cobertores, que serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade da cidade na época do inverno.

Cerca de 300 postos de arrecadação, que são basicamente caixas com o cartaz oficial da campanha, são distribuídos pela cidade, em pontos estratégicos, como unidades de ensino, supermercados, comércios, igrejas e prédios da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Paralelamente, o Fundo Social monta uma estrutura de separação e distribuição no Tiro de Guerra e em uma associação parceira, situada na Vila Pomar. Esses pontos ficam responsáveis por receber as peças, separá-las e preparar kits para homens, mulheres e crianças. Antes de serem distribuídas, as roupas que necessitam passam por pequenos reparos, como trocas de botões ou de zíperes.

Na sequencia, os kits são encaminhados às cerca de 200 entidades cadastradas junto ao Fundo Social. Este processo faz com que a distribuição seja rápida e também que os kits cheguem àqueles que efetivamente mais necessitam. Isso porque as entidades atuam diretamente nas comunidades, portanto elas conhecem bem a realidade de cada local.

Com o lançamento da campanha, pessoas físicas e jurídicas da cidade já podem se movimentar em torno das doações. Quem quiser ter um posto de arrecadação com o logo oficial da campanha deve ligar para o telefone 4798-5143, do Fundo Social.

O Fundo Social também costuma receber doações de empresas que fazem campanhas próprias de arrecadação entre seus funcionários e depois destina o que foi arrecadado à campanha.

A Campanha do Agasalho 2018 segue até o dia 27 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. O órgão também atende presencialmente no primeiro andar do prédio-sede da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail de contato é o fundosocial@pmmc.com.br. (Lívia de Sá)