Campanha Maio Amarelo realiza ações de conscientização em cruzamentos

Secretaria de Mobilidade Urbana

09 de maio de 2018
Durante a ação desta quarta-feira, motoristas receberam material de conscientização sobre a necessidade de um comportamento seguro no trânsito (Junior Lago/PMMC)

A campanha Maio Amarelo levou, nesta quarta-feira (09/05), ações de conscientização sobre a importância do trânsito seguro para locais com grande movimentação de veículos e pedestres. Durante a atividade, foram distribuídos materiais informativos sobre o comportamento seguro, além de mensagens em faixas e banners. A ação contou com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Transportes, agentes municipais de trânsito e atiradores do Tiro de Guerra.

Durante a manhã, as atividades foram desenvolvidas nos cruzamentos das ruas Doutor Ricardo Vilela e Doutor Deodato Wertheimer, Doutor Correa e Barão de Jaceguai e Doutor Deodato Wertheimer com Ipiranga, além das proximidades do Mogi Shopping e do Largo do Socorro. Já durante a tarde, a ação voltou a acontecer na Doutor Ricardo Vilela com Doutor Deodato Wertheimer e também esteve no encontro da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann, na rua Thuler, próximo à igreja Imaculado Coração de Maria, e na avenida Anchieta, em frente a estação Braz Cubas da CPTM.

“O Maio Amarelo é uma ação importante porque chama a atenção sobre a necessidade da adoção de um comportamento seguro no trânsito, com ações realizadas no país inteiro. O poder público tem caminhos de prevenção para evitar acidentes, mas a conscientização de pedestres e motoristas é importante porque, muitas vezes, os acidentes ocorrem por causa de imprudência”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que acompanhou as atividades.

Ele lembrou que Mogi das Cruzes faz parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado. Entre os objetivos da medida está a diminuição no número de mortes no trânsito nos próximos anos.

“Nossa principal preocupação é o pedestre. Muitas vezes, as pessoas se preocupam muito com os veículos, com a fluidez, e esquecem da segurança do pedestre. A prioridade é o pedestre”, disse.

Entre as medidas que já estão sendo adotadas estão a implantação de tempo para travessia de pedestres nos cruzamentos das ruas Doutor Ricardo Vilela e Doutor Deodato Wertheimer, da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann e da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com as ruas Braz Cubas e Princesa Isabel de Bragança. Além disso, a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco está ganhando um semáforo e uma faixa para travessia de pedestres no encontro com a rua Santana.

A programação da campanha Maio Amarelo continuará nesta sexta-feira (11/05), às 10 horas, com o lançamento oficial da iniciativa. O evento acontecerá no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Já no sábado (12/05), a Escola Mirim de Trânsito estará no programa Bairro Feliz, que acontecerá no Parque São Martinho. (Luiz Maritan)

Veja também: Semáforo e faixa beneficiam pedestres na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco